Apresentação das Festas de S. João no Porto Santo

Os programas das Festas de São João, do Festival Rota do Atum, assim como o Roteiro do Património Religioso e o ‘Porto Santo Guide’ foram apresentados ontem, 03/06/2019, na Câmara Municipal do Porto Santo.

Estão a chegar as Festas do Concelho, mais conhecidas como as Festas de S. João, o maior cartaz turístico da ilha, e este ano, com o mote “Porto Santo Reserva da Biosfera – Unesco”, dado que estamos numa fase final de apresentação da candidatura ao referido galardão. Estas festas representam as tradições genuínas de um povo com uma cultura muito própria e por isso integram diversas atividades.

O programa desportivo abre as festividades no dia 11 de junho e conta com torneios nas mais diversas modalidades, desde bilhar, torneio de setas, golfe, basquete, futebol, pesca desportiva, percurso de caça e hóquei em patins. Já o programa cultural irá decorrer de 20 a 24 de junho, onde o ponto mais alto acontece, na noite de 23 para 24 de junho, com o desfile das cinco Marchas Populares, seguido de um espectáculo piromusical, pela primeira vez no Porto Santo.

A música será abrilhantada por Cristina Barbosa, Matay, HMB, Fernando Daniel e Viramilho. O Município do Porto Santo deu oportunidade a artistas locais e regionais, como Fonte da Pipa, Amigos da Música, Carina Teixeira, Sónia Soares, Eloísa Oliveira, Aosesses, Joana Câmara e o inconfundível Marcial. Além do programa musical, destacamos a presença do Grupo de Ginástica Acrobática, o Grupo de Folclore Infantil, Grupo de Folclore do Porto santo, Fun & Dance, Teatro, Coro da Junta de Freguesia, CAO Porto Santo, Escolas do Porto Santo Ensemble de Acordeões e o Coro da universidade Sénior.

O Porto Santo terá cinco dias de festa com um extenso e variado leque de animação e cultura, e contará também com o já tradicional altar de S. João e com a decoração dos fontenários recorrendo a canavieira e álamos, elementos privilegiados pelos antigos nas decorações joaninas e também as típicas barracas de comes-e-bebes com as iguarias próprias dos arraiais, na Alameda Infante D. Henrique.

A par da apresentação do programa oficial das Festas do Concelho foi apresentado ROTEIRO DO PATRIMÓNIO RELIGIOSO, uma edição do Gabinete da Cultura. Foi criado, para enriquecer o Roteiro do Património ao Centro Histórico, de modo a enriquecer a experiência turística e até mesmo a local é necessário dar a conhecer e compreender o templo católico, os atos, os símbolos e os objetos de culto daí ser fundamental um guia que de forma sistematizada dê a conhecer um pouco da história do Património Religioso do Porto Santo.

https://cm-portosanto.pt/camara-municipal/rotas-routes/

Por fim, foi apresentado o Porto Santo Guide, por Pedro Leandro, um roteiro do que fazer em Porto Santo, bem como a sua app digital em IOS e Android.

Descarreguem e descubram tudo o que a Ilha Dourada tem para oferecer! Disponível para IOS e Android.

Descarreguem e descubram tudo o que a Ilha Dourada tem para oferecer! Disponível para IOS e Android.

A concluir, Bruno Martins, diretor do Hotel Vila Baleira fez a apresentação do seu evento Festival Rota do Atum. Depois do sucesso da primeira edição, o Festival Rota do Atum está de volta. De 5 a 9 de junho, o Porto Santo vai ser a capital do atum!

O Festival Rota do Atum 2019 é organizado pelo Hotel Vila Baleira

Cartaz Oficial 184.º Aniversário do Concelho do Porto Santo.

De 20 a 24 de junho iremos realizar as festas de São João mais genuínas da Região.

Aproveite o feriado de 20 de junho e dê uma escapadela à Ilha Dourada. Ajude-nos a divulgar o nosso cartaz e contribua para o sucesso das nossas Festas do Concelho de 2019. Participe nos 184 anos da elevação do nosso Concelho. Para mais pormenores e iniciativas culturais e desportivas, consulte o nosso siteoficial e plataformas digitais. Save the date. Marque na sua agenda. 20 a 24 de junho de 2019

Já conhece os novos programas e guias apresentados ontem à tarde, na Câmara Municipal?
– Festas de São João 2019 ✅
– Porto Santo Guide ✅
– Rota do Atum ✅
– Roteiro do Património Religioso ✅

Press JM
QUATRO PROGRAMAS APRESENTADOS NO PORTO SANTO