Mensagem do Presidente

Discurso de tomada de posse do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo
Porto Santo, 20 de outubro de 2017

Exmo. Senhor Secretário Regional, em representação do Presidente do Governo Regional da Madeira
Exma. Senhora Presidente da Assembleia Municipal
Exmo. Sr. Deputado à Assembleia Legislativa da Madeira
Exmos. Vereadores da Câmara Municipal
Exmas. Senhoras e Senhores Autarcas e Deputados Municipais
Exmas. Entidades Civis, Militares e Religiosas,
Caros Convidados,

Minhas senhoras e meus senhores,
Nesta minha primeira intervenção pública, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, permitam-me, em primeiro lugar, fazer uma saudação e agradecimento especial a todos os porto-santenses, manifestando a grande honra que é para mim, receber o encargo de presidir ao município do Porto Santo e deixando o meu forte compromisso de que tudo farei para corresponder às expectativas do seu Povo.

Não tenham dúvidas que tenho a exata noção da rigorosa e exigente tarefa da missão do Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo. A mim, caberá cumprir e elevar, com humildade e esperança, a nobre função que agora me é confiada.

Quero deixar, em segundo lugar, uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos aqueles que confiaram e lutaram, ao meu lado, pelo nosso projeto, em especial, os que lideraram e integraram as diversas listas candidatas aos órgãos autárquicos. Renovo o meu desejo e apelo para que juntos consigamos construir o futuro próspero, futuro esse que depende de todos nós.

Em terceiro lugar, gostava de saudar todos os ELEITOS aos diversos órgãos autárquicos, DAS DIVERSAS FORÇAS POLÍTICAS, manifestando a minha vontade em ouvir e colaborar com todos, para que juntos possamos cumprir um mandato benéfico para o Povo do Porto Santo. É isso que o povo espera de nós. É isso que espero de todos os autarcas eleitos.

Antes de seguir adiante, devo reconhecer publicamente todos aqueles que serviram CÍVICA E POLITICAMENTE O NOSSO CONCELHO, neste mandato que agora cessa e acredito que deram o melhor de si nos interesses do Porto Santo.

Não posso deixar de referir e agradecer a presença do Sr. Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, em representação do Governo Regional da Madeira. Além do enorme respeito mútuo e de partilharmos o mesmo sobrenome, entendo esta presença como um forte sinal de que ambos partilhamos a convicção da importância do Poder Local no desenvolvimento desta terra.

O Poder Local, e enquanto presidente da Câmara nunca o deixarei de o reivindicar, gere e decide melhor. Por isso, tem o direito e o dever de exigir e reclamar o melhor para o seu concelho. Como estamos mais próximos das pessoas e por ouvir os seus anseios, estamos em melhores condições para servir o cidadão, atendendo às suas necessidades.

O Porto Santo É, E SERÁ PARTE DO TODO REGIONAL, pelo que terá uma voz ativa e uma posição firme e determinada.

A Região Autónoma da Madeira terá o Porto Santo que merece e que o Porto Santo precisa.

Sr. Secretário Regional. Transmita ao GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA o nosso compromisso de colaboração e diálogo, em prol do bem-estar das pessoas e da melhoria da qualidade de vida dos porto-santenses e desta ilha.

Minhas senhoras e meus senhores,

O mandato que hoje se inicia abre um NOVO RUMO E UM NOVO CICLO POLÍTICO na vida do Porto Santo. Asseguro-vos que vamos trabalhar para dar cumprimento às linhas orientadoras do nosso manifesto eleitoral e dos compromissos que assumimos com o povo do Porto Santo. Acredito na minha terra e no seu povo, porque foi cá que nasci, cresci e vivo. Aprendi que é apenas com o trabalho, esforço e dedicação que se atinge a maturidade para construir soluções.

Na nobre missão de governação do município temos uma equipa competente e empenhada, para a resolução dos desafios que se impõem. Tal como eu, todos sentimos que o Porto Santo tem muito para oferecer. Agradeço a confiança que o povo nos confiou, na certeza que iremos desenvolver um mandato com o intuito de DAR MAIS QUALIDADE DE VIDA ÀS PESSOAS.

Por isso, as nossas opções fundamentais da governação residem nas políticas sociais, cruciais para que todas as PESSOAS e os porto-santenses que mais precisam, tenham condições mínimas de UMA VIDA COM DIGNIDADE.

A economia, o turismo e a cultura, bem como o ambiente e qualidade de vida aliado ao ordenamento do território e património são as áreas que iremos dar PRIORIDADE TOTAL, NA NOSSA GOVERNAÇÃO.

O rigor na gestão dos dinheiros públicos, a gestão cuidada e planeada dos recursos físicos, materiais e humanos são, na minha convicção, uma escolha da minha governação.

Quero deixar bem claro, perante esta Assembleia, que iremos utilizar todos os recursos ao nosso dispor para trabalhar de forma justa, para todos os sectores de atividade da ilha, PARA QUE TODOS POSSAM DESENVOLVER A SUA ATIVIDADE, CRIANDO RIQUEZA E BEM-ESTAR NO PORTO SANTO.

Tendo por base estas opções fundamentais de governação, o futuro do Porto Santo passa pela vontade coletiva e pela capacidade conjunta para fazermos desta ilha uma terra mais dinâmica.

Uma vez que NÃO DETEMOS A MAIORIA ABSOLUTA, temos o dever de encontrar, no dia-a-dia, os necessários consensos para que as decisões executivas, os projetos e a governação não sejam bloqueadas.

Espero contar com a colaboração de todos os autarcas eleitos, neste novo quadro político da Câmara Municipal, que inclui os eleitos pelo Partido Socialista e do Movimento Mais Porto Santo. Contamos com os vossos contributos para que, em conjunto, possamos encontrar as melhores soluções para servir o mais profundo interesse público do Porto Santo. É TAMBÉM ISSO QUE O POVO ESPERA DE NÓS.

Da nossa parte, estaremos abertos, DE FORMA TOLERANTE E DIALOGANTE, como sempre estivemos, para ouvir e colher todos esses contributos e trabalhar para servir a nossa ilha, sem adiar a resolução de problemas, sem protelar decisões e respostas.

Saberei ouvir, como sempre o fiz desde sempre. Em política, existe o tempo para o debate plural e há o tempo para tomar as decisões. Fazer política é tomar as melhores opções. SABEREI OUVIR TODOS, SEM EXCEÇÃO, SABEREI CRIAR PONTES DE ENTENDIMENTO, MAS TAMBÉM SABEREI DECIDIR.

Espero, de igual forma, contar com todos os colaboradores e funcionários da Autarquia, pois o seu trabalho e empenho será fundamental para levar a cabo uma ação eficiente que vá ao encontro dos interesses da nossa população.

Minhas senhoras e meus senhores,
A partir desta tomada de posse, vamos trabalhar para todos os porto-santenses, norteando a nossa ação por princípios éticos, de qualidade, de rigor, contenção e transparência.

Peço a todos os autarcas, que detenham responsabilidade no cargo que irão desempenhar, quer seja na Assembleia de Freguesia, na Assembleia Municipal ou na Câmara Municipal que pautem a sua ação pelo importante princípio da democracia, a colaboração institucional, com o intuito de servir a nossa população. O FUTURO CONSTRÓI-SE COM O EMPENHO E PARTICIPAÇÃO COLETIVA.

Eis que chegou o tempo de nos empenharmos em encontrar as melhores soluções para os problemas que vamos enfrentar e deixarmos uma mensagem conjunta de esperança no futuro. O povo do Porto Santo pode contar com o nosso empenho e trabalho para que os porto-santenses possam ter orgulho da sua terra, hoje e no futuro.

Minhas senhoras e meus senhores.

O TEMPO É DE “ARREGAÇAR AS MANGAS” E TRABALHAR.

Muito obrigado a todos pela presença e pela vossa confiança.