Intervenção do Presidente da Câmara Municipal no período antes da ordem do dia – ROP 05/03/2018

“O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo informa todos os munícipes que visitou nos dia 1 e 2 de março de 2018, o Pavilhão da Madeira, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde se integra a presença do Porto Santo. Estiveram presentes quatro estações, entre as quais, a natureza, Funchal, Porto Santo e alojamento, o que demonstra que a região é um destino diversificado e irresistível. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é uma mostra regional do melhor do que temos. Fazemos parte de um arquipélago, com uma marca forte e orgulhamo-nos de ser uma região autónoma.”

“O stand transmite autenticidade e aproveitei para conhecer as novas brochuras promocionais da Madeira e Porto Santo, destacando os novos folhetos do “mergulho”, o guia Porto Santo, o guia “Onde ficar Madeira e Porto Santo”, entre outros.”

“Aproveitei o evento, para efetuar contactos com operadores turísticos e outras instituições e entidades e além disso, para estabelecer contactos com o Governo Regional da Madeira, através da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Eng. Paula Cabaço, com o Presidente da Associação de Promoção da Madeira, Dr. Roberto Santa Clara, com o Deputado à Assembleia da República, Dr. Paulo Neves e ainda com o Dr. Guilherme Silva, presidente da Comissão Executiva para a Comemoração do Descobrimento do Porto Santo e da Madeira.”

“Naturalmente, com esses encontros, foram abordados assuntos relacionados com o Porto Santo, com a sua promoção, bem como com os eventos que irão integrar as Comemorações dos 600 anos do Descobrimento da primeira ilha da epopeia da expansão portuguesa. Informo ainda que no próximo dia 20 de março a Câmara Municipal e o Governo Regional farão a apresentação oficial do evento, na ilha do Porto Santo, com a presença do Governo Regional e da Comissão Executiva da Estrutura de Missão para essa comemoração.”

“E isso prova a importância e a responsabilidade desta comemoração para o Governo e para este Município. Esta é uma comemoração do arquipélago e dos seus habitantes, pois a nossa ilha faz parte de um todo regional. Em relação aos 6oo anos de história do Porto Santo são uma oportunidade única para a ilha dourada, para as suas entidades públicas e privadas e a sua população lançarem um conjunto de iniciativas que, para além de comemorarem os feitos do passado, servirão para lançar projetos e ideias de desenvolvimento futuro, tornando o Porto Santo uma Ilha mais atrativa para viver e visitar.”
“Podemos adiantar que existirão atividades extremamente interessantes, do ponto de vista cultural e histórico, que marcarão definitivamente o ano 2018 e os próximos, bem como eventos que se perpetuarão para a memória futura do povo do Porto Santo.”

“O Município do Porto Santo destaca ainda o facto do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, ter aceite o convite da Região para integrar a Comissão de Honra das Comemorações dos 600 anos, facto que merece, como município, o nosso agradecimento, satisfação e honra.”

“O Município do Porto Santo, de igual forma, fica muito honrado pela escolha da nossa terra para a comemoração da Sessão Solene do dia da Região, no próximo dia 1 de julho, pela primeira vez na história da democracia. Daí que o Porto Santo está a ser valorizado e o facto de estarmos a trabalhar, muitas vezes nos bastidores, significa que estamos atentos e empenhados, ao contrário do que alguns querem fazer transparecer. O Porto Santo e a política merecem mais elevação e mais responsabilidade.”

“Por isso, o executivo da Câmara Municipal encontra-se a trabalhar, em prol de toda a população, e está empenhado em fazer mais com menos, com eficiência, mas fundamentalmente, com mais qualidade. É neste pressuposto que surge a informação mensal da Agenda Cultural e Desportiva 2018, em formato digital.”

“Digital porque não acrescenta mais despesa ao erário público e porque se torna numa forma muito mais célere de divulgação, através dos mecanismos existentes ao nosso alcance, quer através do site oficial, quer através das redes sociais, ou meramente, por correio eletrónico. Deste modo, o Município, através do seu Gabinete de Ambiente e Cultura, irá promover e desenvolver esta ferramenta, de carácter mensal, por forma a informar os seus munícipes e todos aqueles que nos visitam, com antecedência, dando conta da sua Agenda Cultural e Desportiva.”

“No mês de março, apresentamos estas iniciativas, após consulta de instituições locais e regionais, entre as quais o Dia Internacional da Mulher, o Porto Santo Nature Trail, o dia Internacional da Floresta, o Dia Mundial da Poesia, bem como uma oficina da Páscoa. Neste mês, destacamos as iniciativas com a chancela dos 600 anos, dando início às Comemorações, através de várias atividades, desde a iniciativa 600 anos, 600 árvores, que envolve a Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco F. Branco, a DRAPS, o Instituto Florestas e Conservação da Natureza e o Município e destacamos ainda a tertúlia “Porto Santo no Feminino” e no final do mês a “Rota do Património ao Centro Histórico”.”
Contamos com todos. Obrigado.

Idalino Vasconcelos
Município do Porto Santo

05 de Março de 2018

Pode consultar todos os editais comodamente no site oficial do Município do Porto Santo: https://cm-portosanto.pt/documentos-online/documentos-online-camara-municipal/diversos-documentos/

Edital n.º 16/2018 – Edital de deliberações da Reunião Pública de Câmara Municipal: http://cm-portosanto.pt/wp-content/uploads/2018/03/Edital-16-DeliberacoesROP05Mar2018.pdf