Versão Preliminar do Documento de Candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera em consulta pública até 2 de maio de 2018

Está disponível para consulta pública a versão preliminar do documento de candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera. Este documento de carácter evolutivo será, após este período de consulta pública, finalizado e entregue no início de maio à consideração do Comité MAB (Man and the Biosphere) em Portugal.

O Município e os parceiros Governo Regional/SRARN/ DRAPS, IFCN/AREAM e Associação

Todos os contributos poderão ser enviados para: reservabiosfera@cm-portosanto.pt

Grupo de Folclore do Porto santo, apelam à participação de toda a comunidade porto-santense, de forma a enriquecer este documento para que cada um de nós se identifique com o mesmo.

Todos os contributos serão válidos e podem ser enviados para: reservabiosfera@cm-portosanto.pt.

A Reserva da Biosfera é um estatuto atribuído pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO a certas áreas que reúnem características especiais e são definidas como laboratórios vivos onde se desenvolvem a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies e o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico.

A candidatura conta com o envolvimento do Município do Porto Santo e da Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo

O documento poderá ser consultado on-line nos sites oficiais da Câmara Municipal do Porto Santo e na Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo e ainda em papel em cada uma das instituições.

Pode ainda descarregar neste link, de forma cómoda e fácil.

(intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Idalino Vasconcelos)

APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO PRELIMINAR DA CANDIDATURA DO PORTO SANTO A RESERVA DA BIOSFERA. 12/04/2018

No passado dia 8 de janeiro de 2018 apresentamos à população, ao lado do Governo Regional, a intenção de candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera.

Volvidos três meses, a candidatura ao galardão da Unesco liderada por Susana Fontinha merece o nosso reconhecimento pela eficiência e profissionalismo do seu grupo de trabalho, que envolveu elementos da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, da Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo, da Agência Regional Energia e Ambiente da Região, do Instituto das Florestas e Conservação, da Associação Grupo de Folclore do Porto Santo e ainda da Câmara Municipal.
Felicito-os individualmente e dou os meus sinceros parabéns pelo trabalho, pela energia e vontade de alavancar esta candidatura.

Susana Fontinha lidera a equipa de trabalho da candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera

Este projeto visa transformar a ilha num laboratório vivo de desenvolvimento sustentável e deverá ser promotor da economia verde. Por isso, este projeto, o qual nos temos envolvido com garra, é também o legado deixado em 600 anos da história da nossa ilha.

No ano que estamos a comemorar os 600 anos do descobrimento da ilha do Porto Santo, esta candidatura surge para darmos um passo em direção à sustentabilidade. Por isso, vamos olhar para o futuro da nossa terra com orgulho do nosso passado.

Vamos mostrar a quem nos visita o que é realmente o Porto Santo, que não é só praia e que pode ser visitado durante todo o ano.

A Reserva da Biosfera será a forma de conseguirmos dar este passo, de desenvolver economicamente o Porto Santo salvaguardando os nossos valores patrimoniais.

A apresentação do documento preliminar decorreu no Centro Cultural e de Congressos no último dia 12 de abril de 2018

Uma distinção pela UNESCO, neste ano, seria fundamental, para contribuir para a dinamização de uma estratégia que vise o desenvolvimento sustentável do nosso destino turístico. Daí que é fundamental o envolvimento das entidades locais para que o Porto Santo consiga almejar este objetivo de se juntar a outras 669 reservas, espalhadas por 120 países, da Rede Mundial de Reservas de Biosfera.

A partir deste preciso momento está online, para consulta pública a versão preliminar do documento de candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera, no nosso site oficial, bem como dos nossos parceiros.

Muito obrigado a todos,
Idalino Vasconcelos | Porto Santo, 12 de abril de 2018