De acordo com informação facultada pelo Serviço Regional de Proteção Civil IP-RAM vimos por este meio alertar a população que com a aproximação e passagem de uma depressão frontal, de forte atividade, no Arquipélago da Madeira, prevê-se a partir do início do dia 27 (terça-feira) um agravamento generalizado do estado do tempo.

A partir da madrugada do dia 27 (terça-feira) até à madrugada do dia 28 (quarta-feira) prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada, com maior probabilidade nas regiões montanhosas e nas regiões costeiras da parte oeste da ilha da Madeira, em especial entre as 09 UTC e as 15 UTC.

Neste período o vento, nas regiões costeiras será moderado a forte, com rajadas até 90 km/h e forte a muito forte nas regiões montanhosas, com rajadas até 120 km/h.
Na costa sul da ilha da Madeira e em Porto Santo, a altura significativa das ondas com direção oeste-sudoeste, deverá aumentar gradualmente de 4 m, ao início do dia 27 (terça-feira), para 6,5 m no fim do mesmo dia.
No dia 28 (quarta-feira) prevê-se uma melhoria relativamente à precipitação e um agravamento do vento e do estado do mar.

Madeira-Porto Santo

Aviso Laranja
Agitação Marítima Ondas de oeste-sudoeste com 5 a 6,5 metros.
Válido entre 2018-02-28 08:59:59 e 2018-03-01 05:59:59 (hora UTC)

Aviso Amarelo
Agitação Marítima Ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.
Válido entre 2018-02-26 12:24:00 e 2018-02-26 17:59:59 (hora UTC)

Aviso Amarelo
Vento Rajadas ate 90 km/h.
Válido entre 2018-02-27 05:59:59 e 2018-02-28 05:59:59 (hora UTC)

Aviso Amarelo
Agitação Marítima Ondas de oeste-sudoeste com 4 a 5 metros.
Válido entre 2018-02-27 08:59:59 e 2018-02-28 08:59:59 (hora UTC)

Aviso Amarelo
Precipitação Períodos de chuva, por vezes forte. Condições favoráveis a ocorrência de trovoada.
Válido entre 2018-02-27 08:59:59 e 2018-02-27 14:59:59 (hora UTC)

Em função das condições meteorológicas previstas é expectável:
– Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
– Em áreas arborizadas, a queda de ramos ou árvores e outros detritos para a faixa de rodagem;
– Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
– Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
– Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto Santo alerta para as seguintes recomendações:
– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água;
– Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
– Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que aconselha cuidados especiais nas atividades durante o período em que vigora o aviso
– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores e outros detritos para a faixa de rodagem;
– Danos em infraestruturas montadas ou suspensas;
– Atendendo à forte ondulação, é de evitar circular nas zonas costeiras (falésias, escarpas, vias marginais, passeios marítimos, praias).
– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteçao Civil e Forças de Segurança.
– Recolher todas as embarcações de recreio no porto de abrigo;

(Fonte: SRPC, IP-RAM)