Museus

Museu Cardina

Sedeado no sítio da Camacha, o Museu Cardina é uma das ofertas culturais mais procuradas por todos aqueles que nos visitam. Este museu etnográfico, inaugurado em 2006, dispõe de um vasto espólio, onde se pode encontrar diferentes tipos de peças e artefatos que retratam o dia-a-dia da população do Porto Santo desde os tempos do povoamento. Os afazeres domésticos, a agricultura, a lavoura, a pesca, os fontanários, os ofícios, de tudo um pouco pode ser visto neste museu, cuja maioria das peças foram concebidas pelo portossantense José Cardina, que é também o proprietário do museu.


Museu Colombo

A Casa Colombo-Museu do Porto Santo pretende vir a constituir-se como estrutura sede de um conjunto referencial mais vasto, um museu polinuclear, na identificação da história do Porto Santo.

Afirma-se como espaço de reconhecimento da posição estratégica do Porto Santo no contexto da expansão portuguesa. Propõe ainda áreas dedicadas à presença de Cristóvão Colombo no arquipélago da Madeira e à sua importância na preparação das grandes viagens, até ao descobrimento da América. Cristovão Colombo casara com a filha do primeiro Capitão Donatário do Porto Santo, Bartolomeu Perestrelo.
Uma terceira área expositiva evoca o afundamento, junto à costa norte da ilha do Porto Santo, do galeão Sloot ter Hooge, pertencente à Companhia das Índias Holandesas (V.O.C.), a caminho de Batávia, actual Jacarta, na Indonésia. Estas três áreas temáticas recordam a sucessão de três das maiores potências no comércio mundial: Portugal, Espanha e Holanda.
PageLines