Associado a uma massa de ar tropical, quente e consideravelmente seca, prevê-se uma vaga de dias quentes, designadamente entre o dia 10 (quinta-feira) e o dia 14 (segunda-feira).Nestes dias, a temperatura máxima do ar na costa sul da Madeira (Funchal), incluindo as cotas intermédias, deverá variar entre os 30º e 34ºC, sendo que os dias mais quentes serão os dias 11, 12 e 13 (sexta-feira a domingo), com temperaturas máximas a variarem entre os 32º e 34º C.
Ademais, as temperaturas mínimas serão altas e deverão variar entre os 23º e 25º C, na costa sul.
No mesmo período, a humidade relativa do ar será baixa, com valores inferiores a 30% nas cotas intermédias, em especial da costa sul, e em altitude.
O vento será, com alguma persistência, moderado (até 30 km/h) de norte ou nordeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h), em especial nas regiões montanhosas e nos extremos leste e oeste da Madeira, com rajadas até 70 a 80 km/h.
No geral, esta vaga de calor deverá fazer-se sentir com maior ou menor intensidade, em todo o Arquipélago da Madeira, pelo que deverão ser seguidos os avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA e as respetivas atualizações.
AVISO LARANJA
TEMPO QUENTE – Persistência de valores muito elevados da temperatura máxima
Válido entre 10 AGO 01:05 e 13 AGO 01:00
EFEITOS EXPECTAVEIS
Em função das condições meteorológicas previstas é expectável:
– Persistência do quente e seco, com valores elevados da temperatura e consequente permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais;
– Consequente aumento do Índice de Risco de Incêndio;
ORIENTAÇÕES GERAIS
O Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto Santo recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução evitando comportamentos como:
– A realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
– Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
(Fonte: SRPC, IP-RAM e IPMA)