Informação útil sobre canil/gatil

Desde a inauguração do Canil/ Gatil Municipal do Porto Santo, inaugurado a 9 de Outubro de 2009, o Município do Porto Santo possui uma médica veterinária, em regime de avença, a depender diretamente do Presidente da Câmara. Ao longo destes anos, o Município desenvolveu um trabalho intensivo para o controlo da população animal errante, e sensibilização para a causa animal, com resultados obtidos muito satisfatórios, não tendo sobrepopulação animal no seu canil, nem colónias de animais descontroladas na via pública.

Recordamos que de entre as competências atribuídas ao Gabinete Municipal de Veterinária, destacam-se a captura, ao alojamento provisório, ao tratamento e, em casos especiais de grave sofrimento, sem possibilidade de cura, à ocisão de cães de gatos errantes, bem como o trabalho de sensibilização da população, quer no que respeita ao abandono de animais, quer na importância de os esterilizar.

Voltamos a referir que no ano 2017 foi publicado concurso público para dotação de uma vaga para médica veterinária municipal, concurso esse que ficou deserto, contudo, para salvaguardar as necessidades do Município, a Câmara Municipal do Porto Santo continua a assegurar a prestação de serviços médicos veterinários, com a total intenção de regularizar a função do cargo de Medica Veterinária Municipal, de acordo com o Decreto Legislativo Regional n.º 28/2017/M, de 28 de agosto.

Para mais informações, anote o contato do Canil / Gatil – 291 982 198 / 291 980 640 / 924 447 750

Tendo por base a Lei n.o 27/2016, de 23 de agosto, e em cumprimento ao n.o 9, do artigo 3.o, do diploma legal atrás mencionado, bem como ao patente no Oficio Circular n.o 3l , de 26 de outubro de 2017, para efeitos de monitorização, aludem à obrigatoriedade de todos os CRO’s publicitarem, os relatórios de gestão do ano anterior, segue na tabela abaixo a informação:

Mais informamos, que o numero total de animais residentes, no CRO do Porto Santo, no final de 2020 são:
Felídeos- 20 machos; 19 fêmeas.
Canídeos – 17 machos; 7 fêmeas.

Porto Santo, PT
céu pouco nublado