Hoje, dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Câmara Municipal do Porto Santo lança o Concurso de Poesia “Ajuda o Mar a Contar Outra História”. Este concurso é realizado no âmbito do galardão Bandeira Azul, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa às zonas balneares da Fontinha, Cabeço da Ponta e Ribeiro Salgado, que em 2022 mantém o tema “Recuperação de Ecossistemas”.

Todos sabemos o que o Mar significa para os portugueses. O que significou no passado, na história, qual a sua importância na cultura e na nossa identidade, o que o Mar inspirou e ainda inspira a nossa língua, a nossa literatura e toda a criação artística. A nossa condição, de ilhéus, não poderia ficar indiferente a esta ligação com o mar, que antigamente era fonte de matéria prima, desde as cobiçadas madeiras que davam à costa e que serviam para os mais variados usos desde a construção dos moinhos de vento às habitações porto-santenses; dos fardos de borracha acostados nos calhaus e depois usados no fabrico de calçado e toda a panóplia de ferramentas e utensílios do dia-a-dia.

O desenvolvimento económico da ilha alterou este paradigma. Agora tudo o que dá à costa é lixo marinho e não é bem-vindo. Mais do que isso, é um sinal de alerta para um grave problema ambiental que afeta a fauna e flora marinhas e, consequentemente, a economia nos setores da pesca e do turismo e constitui, ainda, um problema de saúde pública pela ingestão de poluentes associados aos microplásticos ingeridos pelo peixe que chega à nossa mesa e que acaba em nós.

E, mesmo quando pensamos que a história está no passado, escrita e enterrada, o Mar emerge sempre como fonte recorrente de inspiração. Todos os ícones da literatura portuguesa, desde então, lhe dedicaram linhas.

O concurso “Ajuda o Mar a contar outra História” lança o desafio aos seus participantes de fazerem um exercício:

E, se estes grandes nomes da literatura que cantaram o Mar como ninguém, e mesmo os nossos escritores e poetas, nos viessem dizer que o Mar que nos ensinaram na escola já não é o mesmo? O que seria se todos os fados, que falam do mar, também falassem do plástico? Como seriam os lamentos das nossas canções e desgarradas?

Consulte as normas de participação aqui disponíveis no site da Câmara Municipal do Porto Santo.

Participe! Ajude o Mar a contar outra História!

GABINETE DO AMBIENTE
Porto Santo, 5 de maio de 2022