O município do Porto Santo procedeu, hoje, dia 14 de novembro, ao corte do mastro do Moinho de Vento do sítio das Lombas, pois o mesmo estava rachado e apresentava risco iminente de queda e de perigo. O referido mastro encontrava-se fragilizado, verificando-se, nas últimas semanas, uma alteração na sua posição, devido, essencialmente, à presença de fungos (formiga branca), cuja ação na degradação no material levou ao corte do mesmo.
O Moinho de Vento do sítio das Lombas faz parte do projeto que a Câmara Municipal candidatou ao fundo Europeu de Desenvolvimento Rural, através da ACAPORAMA, intitulado ‘’Minimuseu – Moinho do Porto Santo’’, onde está prevista a recuperação do referido Moinho e a revitalização do miradouro das Lombas, com o objetivo de difundir a memória coletiva de um povo, dotando-o de melhores condições, nomeadamente no que diz respeito às acessibilidades e à valorização da vista, que o mesmo tem sobre o extenso areal dourado.
O objetivo primordial do projeto é a recuperação do interior e do exterior do moinho, assim como de todos os utensílios e engrenagens que o compõem, tornando o espaço num atrativo polo museológico, visitável bem como por locais como por turistas. Os espaços ajardinados, o pavimento, os bancos e todos os elementos que compõem o miradouro serão alvo de recuperação, tornando o local ainda mais atrativo para quem o visita.
Para Nuno Batista, presidente da autarquia, ‘’este projeto tem por objetivo apostar na recuperação do nosso património identitário e cultural. Vamos aproveitar a intervenção neste equipamento através do projeto a que o município se candidatou, para podermos recuperar na totalidade o moinho das lombas que nos representa enquanto povo e que está num dos lugares mais emblemáticos do Porto Santo, mas por agora foi importante esta intervenção pois o mastro apresentava perigo’’.
Esta é uma obra que em breve terá início e que deverá ficar concluída no próximo ano.
Porto Santo, 14 de novembro de 2023