“VARRER OS ARMÁRIOS” NO DIA DE SANTO AMARO MAIS DE 300 CRIANÇAS DESEJARAM UM BOM ANO AO EXECUTIVO
O Dia de Santo Amaro, também conhecido como o dia de “varrer os armários”, é uma tradição que dá por terminados os festejos de Natal, pelo que tanto a árvore como o presépio ficam montados até o dia 15 de janeiro.
Tradicionalmente, é com a primeira Missa do Parto que têm início os festejos natalícios madeirenses e é com o “varrer dos armários” que os mesmos terminam.
O município do Porto Santo, como já é tradição, convidou os alunos das escolas do 1.º ciclo e os utentes da Universidade Sénior, para cantarem o Santo Amaro, no edifício da Câmara Municipal. Este evento teve lugar no dia 15 de janeiro e contou com a participação de mais de 300 pessoas, num convívio organizado pelo gabinete da Cultura desta Câmara.
Antigamente, as famílias reuniam-se neste dia para assistir ao desarmar do presépio. As searas eram deitadas fora, retiravam-se as frutas, o Menino Jesus era guardado e os pastorinhos eram guardados nas caixas, até o ano seguinte. Na véspera deste dia, é tradição andar de porta em porta, cantando ao som dos instrumentos tradicionais, quadras alusivas ao Santo Amaro. Munidos de uma vassoura, para “varrer os armários”, batem às portas e entram, entoando os cânticos e servem-se de vinho, licores, doces, ou, mesmo, da fruta da lapinha, repetindo-se este ritual em todas as casas.
Porto Santo, 16 de janeiro de 2024