Hoje, dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Ambiente. Este dia foi criado em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de incentivar a responsabilidade e ação pelo meio ambiente.
A comunidade científica considera que os próximos 10 anos são essenciais para evitar eventos climáticos extremos e a perda de biodiversidade. Para enfrentar a tripla ameaça das alterações climáticas, perda de habitat e poluição, o mundo deve restaurar pelo menos mil milhões de hectares degradados de terra na próxima década. A área equivale ao tamanho da China. Os custos globais de restauração terrestre, não incluindo os custos de restauração de ecossistemas marinhos, são estimados em pelo menos 200 mil milhões de dólares por ano até 2030.
O Município do Porto Santo pretende assim sensibilizar toda a população para a necessidade urgente do envolvimento de cada um de nós, em pequenos gestos do dia a dia, de forma a conseguirmos alcançar uma mudança global.
10 Dicas para preservar o ambiente:
1. Compre apenas o necessário. Precisamos mesmo de tanta coisa? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração dos recursos naturais de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes.
2. Rejeite produtos com excesso de embalagem. Escola produtos mais ecológicos com a menor quantidade de embalagem possível. Se necessário faça valer a sua preferência deixando o excesso da embalagem no supermercado, por exemplo a caixa de cartão que protege a embalagem de plástico dos cereais.
3. Dê preferência a produtos embalados em vidro. As embalagens de vidro são menos prejudiciais para a saúde e para o ambiente. A sua durabilidade é maior e são 100% recicláveis, ao contrário do plástico e do papel.
4. Doe roupas ou outros objetos de que já não necessita. A reutilização de qualquer artigo evita a compra de um novo e evita o recurso a matéria prima proveniente dos recursos naturais do nosso planeta. Além disso poupa-se água e energia necessárias ao seu fabrico bem como ao seu destino final.
5. Use um browser sustentável. Nas pesquisas na internet use um browser amigo do ambiente, por exemplo o Ecosia (https://www.ecosia.org/). Este browser promete plantar árvores consoante o número de pesquisas feitas por si.
6. Separe o lixo. A recolha seletiva é uma excelente forma de reduzir a quantidade de lixo a enviar para destino final para a ilha da Madeira, poupando recursos energéticos e promovendo uma boa utilização dos recursos naturais. A gestão de resíduos é um dos maiores problemas ambientais da atualidade que afeta animais, seres humanos e o meio ambiente como um todo.
7. Evite o uso de produtos químicos para lavar a roupa e a louça. Prefira os produtos biodegradáveis, que se decompõem na natureza.
8. Verifique se a temperatura de frigoríficos e arcas congeladoras estão ajustadas: embora dependa do modelo, no frigorífico, deve rondar os 5 a 8°C e, no congelador, -17° a -20°C. Se possível, certifique-se de que as grelhas traseiras estão limpas e desobstruídas. Abra estes aparelhos o menos possível.
9. Dê preferência a lâmpadas LED. Trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas LED permite uma poupança de energia até 80%. E não se esqueça de apagar as luzes das divisões da casa que não está a utilizar para uma maior eficiência.
10. Prefira faturas digitais e imprima apenas as que necessita. Muitas faturas que recebemos acabam no lixo depois de pagas. Em termos ambientais, é um consumo ineficiente de papel que leva a um maior abate de árvores, o que pode ser evitado com uma ligeira mudança que não nos custa nada. Opte por receber as suas faturas em formato digital e imprima apenas as que precisa de guardar. Estando nesse formato, também lhe permite arquivá-las no seu computador em pastas por meses o que lhe irá facilitar muito a tarefa quando tiver de procurar alguma.
MUNICÍPIO DO PORTO SANTO
Porto Santo, 5 de junho de 2022