XIII SIMPÓSIO AMBIENTAL
Porto Santo, 3 e 4 de agosto de 2018
Da Colonização ao Povoamento

O Simpósio Ambiental pretende ser um momento de divulgação do património natural da ilha do Porto Santo, com rigor científico, mas acessível ao público em geral. Ao longo dos anos este tem sido um espaço de debate e de aprendizagem que proporciona o contacto com a natureza dando a conhecer as riquezas naturais desta ilha encantadora.

Vamos falar dos aspetos da geologia, que indiscutivelmente constituem a génese desta ilha e cujos elementos existentes atualmente funcionam como uma montra à espera da nossa observação mais atenta. Dos elementos geológicos, que deram substrato à vida, passamos para a riqueza de fauna e flora, terreste e marinha, que embeleza o Porto Santo em todos os seus recantos.

No ano em que se comemoram os 600 anos da descoberta do Porto Santo, falaremos da forma como o homem povoou esta ilha. Que adversidades encontrou? Que nomes foi escolhendo para designar os locais e as gentes?

Preparando-se a candidatura do Porto Santo a Reserva da Biosfera, este será um momento enriquecedor e uma oportunidade única para conhecer este património que faz da “Terra Amiga” um local encantador.

A participação no Simpósio é gratuita mas obriga a uma inscriçãoatravés do envio de uma mensagem para ambiente@cm-portosanto.pt com o nome e idade do interessado.

Dia 3 de Agosto
Auditório da Câmara Municipal do Porto Santo – Piso 2

09:30
Sessão de Abertura

10:00
As idades da Ilha do Porto Santo
Mário Cachão – Professor Associado com Agregação do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

10:30
600 anos de História: A Biodiversidade Marinha do Porto Santo
Cláudia Ribeiro – Investigadora Pós-doc do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) e do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR)

11:00