18.3 C
Porto Santo, Madeira
Terça-feira, Abril 23, 2024

> Fontanário de Nossa Senhora do Ó

PT |

Inicialmente denominado como Fontanário da Fontinha, esta construção deu-se no ano de 1924, no mandato de Manuel Francisco Coelho. Este imóvel de traço simples ostenta no seu exterior as iniciais do município e a sua data de construção. Possui uma pia quadrada simples, e em frente ao mesmo, existe um bebedouro utlizado em tempos para o serviço do gado.

 Para colmatar os problemas associados à falta de água, que sempre influenciaram o estilo de vida da população local, a Câmara mandou construir fontanários abastecidos pelas nascentes locais. O transporte da água era feito de forma primitiva, ora acartada em latas às costas, em bilhas ou até mesmo em barris. Eram precisas duas a três horas para encher duas latas de água, tempo aproveitado para conversar e por vezes bordar.

EN |

The Fontinha Public Drinking Fountain, as it was originally called, was built in 1924 under the administration of Manuel Francisco Coelho. The exterior of this simple construction bears the City Hall initials, together with the date when it was built. It has a simple square sink with a cattle trough in front.

To help the water-shortage problem, City Hall ordered public drinking fountains fed by local springs to be built. Water was carried in a very primitive way, on your back, sometimes in cans, or else in jars, or even in barrels. It took two to three hours to fill two cans with water, which gave time for a chat or to do some embroidery.

Câmara Municipal do Porto Santo 
Edifício de Serviços Públicos
Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira,
Apart. n.81 9400-162 Porto Santo

Contatos:
Telf: (+351) 291 980 640
Fax: (+351) 291 982 860
E-mail: geral@cm-portosanto.pt