17.4 C
Porto Santo, Madeira
Quinta-feira, Abril 25, 2024

> Fontanário da Villa da Baleira

PT |

Datado do ano de 1900, este fontanário, abastecido pela nascente do Tanque, foi inicialmente construído junto ao Largo do Pelourinho, no mandato camarário de Justiniano José Lomelino Serpa. Posteriormente, e já na década de 90, esta construção foi transferida para o Jardim do Tribunal, onde se encontra atualmente.

Apresenta uma pia de tipologia triangular em cantaria rija e é constituído por pilastras de cantaria rija cinzenta regional, rematado por um frontão triangular na mesma cantaria.

A falta de água foi, desde sempre, um desafio, com influência direta no modo de vida e na sustentabilidade da população local. Para combater os largos períodos de seca, a Câmara Municipal mandou construir fontanários, abastecidos pelas nascentes já existentes na ilha.

O transporte da água dos fontanários para as habitações era feito de forma primitiva, ora acartada em latas às costas, em bilhas e até mesmo em barris, muitas das vezes por homens que eram pagos para esses serviços. Para encher duas latas de água muitas vezes demoravam 2 a três horas, tempo aproveitado pelas mulheres para conversar e bordar.

Loading

Câmara Municipal do Porto Santo 
Edifício de Serviços Públicos
Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira,
Apart. n.81 9400-162 Porto Santo

Contatos:
Telf: (+351) 291 980 640
Fax: (+351) 291 982 860
E-mail: geral@cm-portosanto.pt