Junta de Freguesia do Porto Santo participa em ação de limpeza costeira no âmbito do projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho”

PT No âmbito do projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” a Câmara Municipal do Porto Santo, enquanto parceira, lançou o desafio às entidades locais de realizarem uma ação de limpeza com os seus colaboradores, numa ribeira, calhau, praia ou qualquer outra zona de acumulação de potencial lixo marinho que poderá ser realizada até final de 2021.

A Junta de Freguesia do Porto Santo foi a primeira entidade a aceitar o desafio, realizando uma ação de limpeza no dia 28 de agosto no Calhau da Serra de Dentro. No total foram envolvidos 16 participantes, tendo-se recolhido cerca de 85 kg de lixo, dos quais se destaca cartuchos, material de obras, vidro e artigos de pesca, estimando-se que 20% consistia em plástico.

O projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” é cofinanciado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants Portugal, promovido pela Associação Natureza Portugal em associação com a WWF, em parceria com a AIDGLOBAL, a ARM – Águas e Resíduos da Madeira, S.A., o Município do Porto Santo e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (MARE-Arditi).

Porto Santo Parish Council participates in coastal cleaning action under the project “Porto Santo Sem Garbage Marinho”

EN Within the scope of the “Porto Santo Sem Lixo Marinho” project, the Municipality of Porto Santo, as a partner, challenged local entities to carry out a cleaning action with their employees, on a river, pebble, beach or any other accumulation zone of potential marine litter that could be carried out until the end of 2021.

Porto Santo Parish Council was the first entity to accept the challenge, carrying out a cleaning action on August 28 in Calhau da Serra de Dentro. A total of 16 participants were involved, having collected about 85 kg of garbage, including cartridges, construction material, glass and fishing items, with an estimated 20% consisting of plastic.

The “Porto Santo Sem Lixo Marinho” project is co-financed by the Environment Program of the EEA Grants Portugal, promoted by Associação Natureza Portugal in association with WWF, in partnership with AIDGLOBAL, ARM – Águas e Resíduos da Madeira, SA, the Municipality of Porto Santo and the Regional Agency for the Development of Research, Technology and Innovation (MARE-Arditi).