As regiões insulares possuem uma elevada vulnerabilidade às alterações climáticas, estando o Porto Santo sob alto risco, sendo necessário uma intervenção urgente na praia. A previsão é que com o agravamento das alterações climáticas, a partir de este ano e até o final do século, o nível médio do mar poderá subir 9mm por ano, sendo o cordão dunar importante na proteção das pessoas e bens.
As dunas de areia do Porto Santo são um ecossistema único no Arquipélago da Madeira, a sua singularidade resulta de várias origens geológicas tendo a praia uma elevada importância no contexto ambiental, sociocultural e económico.
Duração: 5 anos (01/10/2020 – 30/09/2025)
Coordenador: Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Parceiros:
Objetivos:
O projeto:
O projeto LIFE DUNAS – Porto Santo visa proteger o litoral sul da ilha, de eventos climáticos extremos (especialmente tempestades e subida do nível do mar), através do restauro geomorfológico com recurso a dragagem de inertes, bem como, a partir de áreas de empréstimo/extração, que já não integram a regular dinâmica costeira de areias, com vista a aumentar a resiliência dos ecossistemas dunares e praia.
Este projeto recorre a soluções demonstrativas de engenharia natural, restauro de habitats e restabelecimento de atividades agrícolas em zona pré-dunar que deverão potenciar a sustentabilidade dos trabalhos e assim proporcionar bases para idênticos trabalhos noutras zonas degradadas.
Responsabilidades dos parceiros:
Site oficial do projeto: https://lifedunas.madeira.gov.pt/