A Câmara Municipal do Porto Santo assinou, hoje, dia 23 de fevereiro, um protocolo de colaboração institucional com o Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Madeira. Um protocolo que que tem como principal objetivo o de apoiar o tecido empresarial local, nomeadamente, nos seus processos de modernização, transição digital, resiliência e sustentabilidade. Um protocolo que representa o reforço no que diz respeito à comunicação e ao acesso aos diversos sistemas de incentivos, instrumentos financeiros e outras ajudas disponíveis para todo o setor empresarial do município do Porto Santo.
Esta assinatura surge da necessidade de criar sinergias entre o município e o referido Instituto, pois o mesmo afigura-se como entidade coordenadora de apoios aos setores secundário e terciário da economia da Região Autónoma da Madeira.
O atual executivo municipal entende que com um tecido económico como é o do Porto Santo, é fundamental criar estruturas de apoio institucional pró-ativas e empenhadas em dar robustez e dimensão ao mesmo. Para Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal, ‘’este protocolo irá promover uma maior ação junto dos empresários locais e, deste modo, será através do mesmo, que poderemos atuar de forma mais efetiva para ajudar a superar as dificuldades decorrentes do contexto pandémico, pelo qual passamos. O município pretende, também, promover a criação de novas empresas e reforçar as empresas locais, através da otimização dos fundos disponíveis e do apoio à empregabilidade’’.
Para o secretário regional de Economia, Rui Barreto, a assinatura deste protocolo “vem ao encontro daquela que tem vindo a ser a política e a estratégia do Governo Regional, espelhadas no programa deste Executivo, que é o de estar próximo das populações e, neste caso concreto, dos empresários porto-santenses, escutando-os e procurando corresponder às suas expetativas”.
De acordo com Rui Barreto, “é fruto desse diálogo, quer com a autarquia, quer com os empresários locais e a população em geral, que o Porto Santo tem vindo a merecer uma especial atenção por parte do Governo Regional, que não se fica pelas palavras, mas com ajudas concretas, de que é exemplo a majoração em vários dos apoios que estão à disposição do tecido empresarial porto-santense, como o ‘Digital Madeira’, programa que viemos aqui apresentar esta quarta-feira e que reforça o valor do apoio em mais 5% para as empresas sedeadas no Porto Santo”.
Através do Balcão do Investidor, cuja ação está centrada na revitalização do tecido económico local, o município do Porto Santo irá aumentar a sua capacidade de informar e orientar os empresários na procura dos melhores apoios e da sua utilização, criando uma ponte de comunicação direta num quadro de cooperação entre as duas instituições, através de uma Via Verde específica para o efeito. Pretende-se com a Via Verde que exista uma comunicação direta entre as partes, para melhor aceder e partilhar informação e fornecer elementos instrutórios necessários no âmbito das candidaturas aos apoios, permitindo aos empresários otimizar e aceder mais rapidamente às verbas disponíveis.
Rui Barreto considera que “esta ‘Via Verde’ está também em sintonia com esse objetivo de promover o Porto Santo, na medida em pretende agilizar novos investimentos, novos projetos, com maior celeridade no processamento da informação entre as diferentes entidades, em nome do desenvolvimento local e regional, na manutenção e criação de novos negócios e mais emprego”.
O Balcão do Investidor ainda irá promover uma maior proximidade aos empresários, através de ações de formação de caráter prático e de sessões de esclarecimento personalizadas, que serão divulgadas ao longo do ano.
GABINETE DE APOIO À PRESIDÊNCIA
Porto Santo, 23 de fevereiro de 2022