No dia 26 de setembro, a vereadora do Ambiente, Educação e Juventude, Saúde e Políticas Sociais, Mariana Vasconcelos e a gestora da Reserva da Biosfera Licínia Soares receberam, no auditório da Câmara Municipal, alunos e professores do programa Erasmus+.
Para além dos discentes e docentes da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, estiveram também presentes mais quatro nacionalidades envolvidas neste projeto, nomeadamente, da Hungria, Eslováquia, Turquia e Países Baixos. Os intervenientes neste programa europeu tiveram oportunidade de conhecer algumas particularidades sobre a ilha, como também, a Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo.
Na altura, Licínia Soares explicou aos presentes o que era uma Reserva da Biosfera, assim como, a sua importância para a comunidade, através de uma apresentação acompanhada de imagens da ilha dourada, ostentando o legado de diversidade biológica e geológica, do património cultural, os geossítios e os sítios de geodiversidade, passando pela agricultura, gastronomia, artesanato, folclore, entre outros. “Neste momento, um dos maiores desafios é o de envolver a comunidade local e todos os parceiros de forma cooperativa, de consciencializar a população para a importância e os benefícios de sermos uma Reserva da Biosfera e de como isso poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos, de forma sustentável e equilibrada entre a conservação da natureza e as atividades humanas.
E esta interação com os mais jovens, tanto os da ilha como os visitantes, foi muito profícua. A minha intenção também foi passar a mensagem que todos nós temos de ter um papel interventivo e ativo e que a Reserva da Biosfera é de todos nós”, referiu Licínia Soares.
Antes da referida apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de participar na inauguração da placa de Escola Azul, atribuída à referida Escola Básica e Secundária, por esta ter trabalhado, ao longo do ano letivo, temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima instituições e entidades com papel ativo em Literacia do Oceano.
Ao longo da semana, os 27 alunos e 10 professores do programa Erasmus+ irão realizar diversas atividades, conhecendo as tradições, gastronomia e artesanato local, assim como, terão oportunidade de visitar a ilha, algumas entidades, os museus Casa Colombo, Brum do Canto e Cardina, a Casa da Serra, alguns geossítios e o Mural da Biosfera.
Porto Santo, 29 de setembro de 2022