O Lixo Marinho:
A presença de lixo nos oceanos é um problema global e são já conhecidos os vários impactes do lixo na vida marinha. As aves são o grupo mais afetado, estimando-se que 1 milhão morra por ingerir plástico ou por ficar aprisionado em redes de pesca. Os mamíferos são também muito afetados, estimando-se que cerca de 100 mil mamíferos morra todos os anos devido ao plástico.
Se por um lado a caraterização básica do lixo marinho no Arquipélago da Madeira é ainda amplamente desconhecida, por outro verifica-se que este é já um problema identificado, designadamente pela presença de microplásticos em todos os ecossistemas marinhos e costeiros do planeta, incluindo a ilha do Porto Santo.
O projeto:
O projeto PORTO SANTO SEM LIXO MARINHO conta com um cofinanciamento atribuído pelo Programa Ambiente dos EEA Grants e tem como objetivo contribuir para a proteção do meio marinho da ilha, através de esforços conjuntos realizados pelos principais intervenientes públicos e privados na eliminação de resíduos de plástico da natureza e na circularidade da sua utilização.
No passado dia 19 de setembro decorreu no terreno a primeira iniciativa deste projeto que assinalou o Dia Internacional de Limpeza Costeira envolvendo a comunidade local numa ação de limpeza que contou com cerca de 30 voluntários e recolheu mais de 350 kg de lixo de zonas costeiras e outras zonas que contribuem para a acumulação de lixo marinho como ribeiras.
Duração: 18 meses (01/09/2020 – 28/02/2022)
Promotor: Associação Natureza Portugal
Parceiros:
Objetivos:
Fase 1: Recolha dos dados base (referencial) sobre os resíduos e lixo marinho e identificação de zonas críticas (hotspots);
Fase 2: Otimização da gestão dos resíduos através da mobilização de todos os agentes para um plano de gestão comunitário (publico, privado, com definição de medidas e metas);
Fase 3: Campanha de comunicação e sensibilização para reduzir o consumo de plástico descartável e os resíduos de plástico que acabam no mar.
Impactos esperados:
Fase 1:
Fase 2:
Fase 3:
Links
Apresentação: https://www.eeagrants.gov.pt/media/3076/porto-santo-portugues-min.pdf
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RV8RjNRow2c&feature=youtu.be