Ao longo de três dias, os alunos da Universidade Sénior do Porto Santo participaram em diversas atividades, dinamizadas no âmbito da Reserva da Biosfera.
E porque ser Reserva da Biosfera é valorizar e preservar as memórias e experiências de vida dos mais vividos, estes dias foram aproveitados para recordar as tradições carnavalescas de outrora e partilhar as aventuras do Entrudo.
No dia 2 de fevereiro, os alunos da Universidade Sénior juntaram-se aos utentes da Valência do Centro de Dia da Fundação de Nossa Senhora da Piedade e participaram nas atividades dinamizadas sobre as tradições carnavalescas, onde foram confecionados sonhos e malassadas, com a receita de outrora, por duas alunas da Universidade Sénior.
No dia 3 de fevereiro, com a colaboração do IFCN, alguns alunos da Universidade Sénior fizeram uma caminhada pela Vereda do Pico do Castelo (PR2), um percurso conhecido por estes como “a saia do Pico do Facho”. Uma caminhada interpretativa, onde foram identificados lugares e espécies e onde os participantes complementaram a informação do modo de preparo das pencas ou cardos.
Esta iniciativa do município do Porto Santo, contou com a coordenação da gestora da Reserva da Biosfera a Professora Licínia Soares que referiu “que é isto que se quer numa Reserva da Biosfera: valorizar o passado, viver o presente e com estas aprendizagens projetar um futuro próspero, em que haja uma integração harmoniosa dos seres humanos na natureza, de forma sustentável e sempre preservando as culturas e tradições, assim como, a identidade porto-santense”.
Porto Santo, 09 de fevereiro de 2023