Hoje, assinalamos o 3.º Aniversário da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo. Neste dia, mais do que o festejo de uma conquista, procuramos celebrar o Porto Santo, o que significa comemorar as nossas gentes, as nossas singularidades naturais e culturais, e muito mais. A gestão do equilíbrio entre a conservação e o uso sustentável da nossa biodiversidade e geodiversidade, tal como a sensibilização, não só local como além do nosso horizonte, para as nossas qualidades e esforços desenvolvidos, são áreas às quais temos dedicado o devido tempo e esforço, sobretudo através do trabalho desenvolvido pela gestora da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, a professora Licínia Soares, a quem agradecemos a inestimável dedicação e reconhecida entrega. Por razões familiares, a professora Licínia não pôde estar presente na caminhada interpretativa ao topo do Pico do Castelo, e a sua ausência tocou a todos, que lhe desejamos como sempre o melhor, a si e aos seus.
Agradecemos a quem esteve presente nesse passeio, ajudando a fazer crescer a consciência coletiva da importância de sermos uma Reserva da Biosfera. Agradecemos os contributos do Mestre Adriano Andrade do Corpo da Polícia Florestal do IFCN e da Dra. Gina Brito e Mendes.
O nosso trabalho não é feito só a pensar neste dia, mas em todos os dias, porque a vida não pára. A Biosfera é vida. Dinâmica, evolutiva. Não é só algo que vemos e sentimos, mas do qual somos parte integrante. Nós somos a Biosfera.
O Presidente da Câmara
Nuno Filipe Melim Batista


