Chegámos a 2024, um ano que se avizinha cheio de conquistas e desafios, que serão sem dúvida ultrapassados com muito trabalho e em prol de um futuro melhor para todos nós.
As conquistas e sucessos alcançados, durante os últimos anos, tiveram resultados positivos, pois foram feitos através da auscultação da população, de reuniões que tivemos com as várias instituições locais que integram a nossa comunidade, nas mais variadas áreas de intervenção, que nos permitiram aferir as necessidades do nosso povo.
De salientar, nestes últimos três meses, de entre muitas conquistas, a apresentação da recuperação dos Moinhos de Vento do sítio da Portela. Um momento de grande importância para o nosso povo. Uma promessa cumprida, naquela que foi uma recuperação total de um legado patrimonial cheio de significado. Um compromisso assumido com a população local na salvaguarda do património.
A recuperação dos três moinhos de vento durou cerca de meio ano e teve por objetivos valorizar e divulgar as marcas do passado, legado patrimonial e sociocultural, parte integrante da memória de um povo, que são considerados símbolos de uma economia de subsistência, que perdurou durante séculos.
Ainda de referir, que neste último ano, celebramos também o terceiro ano como Reserva da Biosfera da UNESCO. Num enaltecimento dos valores do património natural e cultural, os porto-santenses receberam, há três anos, este reconhecimento, ao mais alto nível, de 600 anos da sua história, saberes, experiências e singularidades, que voltou a ser comemorado.
Gostaria de no futuro ver este destino cada vez mais seguro e atrativo para todos, e ao mesmo tempo, capaz de gerar uma procura diferenciada. Um destino que se pudesse afirmar como um destino turístico para todo o ano, diferenciado pelo clima ameno, pelo acolhimento aos turistas e visitantes, pela autenticidade e diversidade, pela qualidade das experiências e pelo compromisso com a sustentabilidade económica social e ambiental.
Estou certo que juntos, com esforço e dedicação, vamos continuar a fazer do Porto Santo uma terra de oportunidades para todos. E vós, com o empenho do município e dos colaboradores da autarquia, para tornar melhor e mais feliz a vida de todos nós.
É de esperança, confiança e prosperidade a mensagem que vos deixo, fazendo votos de que 2024 seja um ano próspero para o Porto Santo e para os porto-santenses e que traga uma esperança renovada para todos nós.
Nuno Filipe Melim Batista