CERCA DE 1000 PESSOAS ENVOLVIDAS EM EVENTO DESPORTIVO QUE TEM A CERIMÓNIA DE ABERTURA MARCADA PARA O DIA 16 DE MAIO

O Cais da Cidade foi o bakground da conferência de imprensa do European Masters Athletics Non Stadia Championship que decorrerá no Porto Santo entre os dias 16 e 19 de maio. Esta conferência teve lugar no dia de ontem, 2 de maio e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista, do vice-presidente, Artur Ferreira, do presidente da Associação de Atletismo da Madeira (AARAM), Egídio Olim e do presidente da Comissão Organizadora da prova, Policarpo Gouveia.

Egídio Olim, primeiro a intervir, referiu que “este é um evento que pretende projetar a ilha do Porto Santo no exterior, sendo que neste momento estão inscritos 616 atletas de 29 países europeus, que irão competir, muitos deles acompanhados por amigos, familiares e mesmo fisioterapeutas o que irá fazer com que esta prova europeia traga à ilha dourada mais de 1000 pessoas”. O presidente da AARAM salientou ainda a participação de muitos atletas madeirenses e continentais.

O European Masters Athletics Non Stadia Championship, nome desta prova de atletismo, terá atletas com idades compreendidas entre os 35 e os 75 anos, portanto será uma prova com escalões de veteranos, composta por 4 dias de várias competições. “Um evento que vem beneficiar a economia local e que além de desporto também tem aliado o divertimento. Esta é mais uma prova que a Associação de Atletismo traz ao Porto Santo, a par da Maratona e do Trail. Um agradecimento por todo o empenho da Câmara Municipal do Porto Santo em promover e apoiar este tipo de iniciativas e ter percebido desde logo que estes eventos fazem com que a ilha tenha uma grade projeção internacional”, disse Egídio Olim.

Policarpo Gouveia, responsável da Comissão Organizadora da prova transmitiu que “trazer uma prova destas ao Porto Santo foi sempre um objetivo da Associação de Atletismo, que agora está concretizado”.

Relativamente ao nome da prova, especificamente ao Non Stadia, o mesmo refere-se às provas que são feitas fora do estádio, sendo que este campeonato será composto por duas provas de marcha, uma prova de 10km de estrada, uma prova de meia maratona, uma prova de corta-mato por equipas e uma prova que vai fazer estreia a nível europeu no Porto Santo que é o Nordic Walking. “Serão quatro dias de festa, dos quais fará parte um desfile dos participantes em representação de todos países, que terá lugar no dia 16 de maio, às 17:00, com início na Praça 24 de junho e com terminus na Praça do Muncípio, com muita animação. A Comissão Organizadora pede desculpa pelos inconvenientes que a realização destas provas possa trazer aos residentes , mas este é um bem maior e o Porto Santo e os porto-santenses irão sair a ganhar com esta competição”, salientou Policarpo Gouveia.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista quis, em primeiro lugar agradecer à AARAM por trazer um evento deste nível ao Porto Santo ‘’é um orgulho receber e ter a oportunidade do Porto Santo ser o palco deste grande evento desportivo europeu, um evento que irá trazer, sem dúvida, notoriedade para a nossa ilha”, disse. Para este “o que pretendemos é que o Porto Santo possa fazer parte de um todo assumindo as suas singularidades. Queremos levar ao mundo a nossa ilha através das imagens e que a questão desportiva seja sustentável, isto é juntar as nossas condições naturais ao desporto, assumindo, desse modo o nosso prémio como Reserva da Biosfera da UNESCO”. No final agradeceu a todos os participantes nesta prova e convidou a população a assistir a esta grande festa, de modo a lhe acrescentar a dimensão que merece.

 

Porto Santo, 03 de maio de 2024