Como anteriomente informado, o municipio vai dar início, dentro dos próximos dias, ao abate de mais de uma centena de palmeiras, evitando assim, a propagação da praga do escaravelho e o perigo que algumas destas árvores já apresentam para a população.
Após a emissão de um aviso pelo IPMA, para condições meteorológicas adversas, entre os dias 16 e 18 de março, a autarquia mostra-se preocupada com estas árvores pelo que, através do seu serviço municipal de Proteção Civil, deixa um alerta para que a população local tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, nomeadamente junto a palmeiras sem copa ou com aspeto achatado pelo abatimento das folhas centrais amarelecidas e secas, estando atentos para a possibilidade de queda dessas folhas, ramos ou árvores e outros detritos para as faixas de rodagem.
O município ainda informa que, perante estas condições meteorológicas, alguns espaços públicos municipais, com maior frequência pedonal serão encerrados, entre os dias mencionados, nomeadamente o Cais da Cidade, o Parque Infantil e as Casas de Banho Públicas. Ainda alerta e recomenda a toda a população que adote comportamentos e medidas de proteção para os riscos que possam advir destas previsões.
A Câmara Municipal, juntamente com as autoridades locais, assegura que está a fazer o melhor e o mais rápido possível, no sentido de mitigar esta situação.
Porto Santo, 16 de março de 2025