CERCA DE UMA CENTENA DE INSCRITOS NA 2.º PROVA REALIZADA NA REGIÃO
O Porto Santo vai voltar a receber a competição nacional de Triatlo, com a realização do Triatlo Olímpico do Porto Santo e o Triatlo Jovem e Sprint do Porto Santo, provas que irão decorrer nos dias 18 e 19 de março, respetivamente. Provas desportivas que pretendem aliar a atividade desportiva à promoção turística da ilha dourada.
O Triatlo Longo do Porto Santo é uma organização conjunta da Associação Regional de Triatlo da Madeira (ARTM), da Federação de Triatlo de Portugal, da Câmara Municipal do Porto Santo e do Ginásio Clube Porto Santo. Um evento que pontua para o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Média Distância, Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo e Campeonato Regional Individual de Triatlo Longo, sendo possível a participação de atletas licenciados na modalidade, desde o escalão de Juniores.
Esta será a 2.ª prova do Triatlo Longo da Região, sendo que a primeira decorreu em Machico. Uma prova que será um sucesso, pois já conta com mais de uma centena de inscritos, nomeadamente de grandes nomes e referências do Triatlo, a nível nacional.
O Triatlo Longo será constituído por um segmento de natação com 1,9km, concluída em duas voltas, com partida no Cais da Cidade. Seguem para o segmento de ciclismo, com 90km de percurso, pela principal avenida da ilha, desde o Cais da Cidade, até à rotunda do Porto do Porto Santo e à Calheta. A prova finaliza-se com a corrida, realizada entre o Cais da Cidade e o Porto do Porto Santo. A meta será situada junto à Câmara Municipal do Porto Santo, explicou o presidente da Associação de Triatlo da Madeira, Victor Rodrigues, durante a apresentação da prova, que decorreu no exterior do auditório do edifício da Câmara Municipal do Porto Santo, hoje, dia 16 de março.
Para o presidente da Câmara, Nuno Batista, presente neste evento ‘’a realização desta prova desportiva no Porto Santo tem um grande valor significativo a nível desportivo e turístico, pois vem minimizar a sazonalidade do nosso destino, sendo uma das provas mais importantes para o campeonato regional da modalidade’’. Também presentes nesta apresentação estiveram o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, o adjunto do Secretário Regional das Finanças e do presidente da Assembleia Geral da Federação Nacional de Triatlo.
Pelo Porto Santo apresentar excelentes condições para a prática de Triatlo, e sendo uma das primeiras competições da época, esta prova inclui alguns atletas de grande nível que participam com o objetivo de treinar e aferir o seu nível competitivo.
Porto Santo, 16 março de 2023