A primeira edição deste evento gastronómico, organizado pela Associação de Folclore do Porto Santo, através de um protocolo de cooperação financeira estabelecido com a Câmara Municipal do Porto Santo, decorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro, no parque de estacionamento anexo à Igreja do Espírito Santo.
As Sopas puderam ser degustadas nas seis barraquinhas de comes e bebes, neste festival que teve a sua abertura oficial, no dia 23 de fevereiro, com a presença das entidades locais ao som da Banda Musical da Casa do Povo de Nossa Senhora da Piedade. A animação seguiu noite dentro com a atuação do Grupo de Folclore do Porto Santo e dos artistas locais Aliksa e Marcial.
Para dar o mote ao segundo dia de festa, a “Biqueira” juntou cerca de 60 participantes, entusiastas das lides gastronómicas, num workshop com a confeção e degustação de uma sopa tradicional madeirense. Para terminar as festividades, a música ficou a cargo dos “Amigos do Cantar”, da artista porto-santense Sónia Soares e do “Duo Super FM”.
A Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo é um legado de cultura e tradições. Cabe a todos nós valorizar e preservar este território da UNESCO, sempre em harmonia entre a comunidade e a natureza.
Porto Santo, 28 de fevereiro de 2024