“A VOZ NA PALMA DA MÃO” FOI A PROPOSTA VENCEDORA
Pelo segundo ano consecutivo, o município do Porto Santo promoveu o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) que teve como principal intuito envolver os jovens, dos 16 aos 30 anos, residentes na ilha dourada, a participar democraticamente nas decisões das políticas públicas, de modo a contribuir com as suas ideias e opiniões para a melhoria do seu concelho.
Foram enviadas 25 propostas, sendo 23 dos alunos da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, uma de um aluno da Escola Profissional CELFF e uma de um jovem formado.
Após a análise técnica das propostas apresentadas pela Comissão Técnica de Apoio e Análise foram admitidas 19 propostas a votação pública que decorreu de 27 de maio a 21 de junho.
A proposta vencedora, com 19 votos, foi “A VOZ na palma da mão” (proposta n.º 8, seguindo-se a proposta “Ora Bolas: desporto e lazer ao ar livre” (proposta n.º 19) e em terceiro lugar as propostas 11 e 13 “Porto Santo Inclusivo” e “Campanha de Saúde Mental para a população do Porto Santo”.
O aluno João Mendonça Abreu, da turma do 10.º ano da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, apresentou a proposta vencedora que consiste na criação de um “aplicativo móvel”, em tecnologia nativa iOS (iPhone e iPad) e Android, para tradução/interpretação de Língua Gestual Portuguesa de forma a permitir e facilitar a comunicação entre os estudantes surdos, ouvintes e toda a comunidade. Esta aplicação promoverá a comunicação em tempo real, como também, permitirá que os usuários se comuniquem por meio de mensagens de texto ou vídeo em LGP.
A proposta vencedora será executada pela Câmara Municipal do Porto Santo, no ano letivo 2024/2025, orçamentada no valor de cerca de 5000€.
Todos os jovens participantes estão de parabéns pela apresentação das suas propostas, contribuindo para tudo aquilo que se pretende numa Reserva da Biosfera.
Porto Santo, 28 de junho de 2024