A primeira vez que se dedicou um dia à Floresta foi em 1872, quando no Nebrasca (EUA), face à escassez de árvores, a população decidiu dedicar um dia à sua plantação. Em Portugal, a primeira “Festa da Árvore” foi comemorada em 1907. Mas foi em 2013, por deliberação da Organização das Nações Unidas que foi instituído o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas, uma data comemorada anualmente à escala mundial.
Atualmente a humanidade enfrenta desafios sem precedentes, sendo as alterações climáticas um dos principais que ameaça o bem-estar de pessoas e bens e apelam a uma ação imediata para desenvolver soluções que coloquem o mundo no caminho para a paz e prosperidade num planeta saudável, onde a floresta e os serviços que presta assumem um papel essencial.
Esta comemoração visa alertar para a necessidade de gerir de forma sustentável as florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos, sobretudo em ecossistemas frágeis, como é o caso da ilha do Porto Santo, onde a degradação dos solos é visível o que leva à perda de biodiversidade não contribuindo para o bem estar geral da população o que não contribui para o alcance dos ODS´s – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Colabore nas ações de voluntariado pela floresta, use madeira certificada, proveniente de florestas geridas de forma sustentável e utilize a floresta de forma ambientalmente correta.
GABINETE DO AMBIENTE
Porto Santo, 21 de março de 2022