A ilha do Porto Santo festejou o seu 603.ª aniversário, num evento que decorreu, no dia 1 de novembro, dia que, desde há muitos anos, é marcado na ilha como o dia da sua descoberta.

Uma cerimónia que contou com o hastear da bandeira, feito por profissionais de saúde, nomeadamente uma enfermeira, um bombeiro e um elemento da proteção civil, pelo importante papel que estes assumiram, durante os últimos tempos de pandemia. Foi também depositada uma coroa de flores, junto ao Padrão dos Descobrimentos.
Emanuel Nóbrega, representante do antigo Rotary Clube no Porto Santo, foi o orador da sessão solene, onde falou sobre os vários eventos e projetos que esta associação desenvolveu, enquanto ativa, no Porto Santo.

Já o presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista, na sua intervenção, felicitou a ilha pelo seu aniversário, afirmando que “passados tantos anos, continuamos a acreditar nas potencialidades do Porto Santo, no valor intrínseco das suas gentes, no seu património identitário e cultural”. Nuno Batista, ainda agradeceu a presença do Governador do Rotary Clube de Portugal a nível Distrital, o Governador Paulo Martins e parabenizou o Grupo de Folclore, que neste dia também celebrou o seu aniversário.

O evento continuou com a celebração de uma missa na Igreja Matriz, seguida de uma atuação do Grupo de Folclore local e da plantação de árvores, já no Pico do Castelo, marcando desta forma, este dia de aniversário da ilha do Porto Santo.

NUNO FILIPE MELIM BATISTA
Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo
Porto Santo, 02 de novembro de 2021