No dia 14 de outubro, teve lugar a apresentação da Revista Atlântida n.º LXVII, no auditório da Câmara Municipal do Porto Santo, editada pelo Instituto Açoriano de Cultura, com a presença do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do diretor da Revista Atlântida, Carlos Bessa e da diretora da Revista Islenha, Cláudia Faria.
Esta edição conta com mais de 600 páginas, é dedicada ao Mar que une os dois arquipélagos dos Açores e da Madeira, “olhando-o” de diferentes perspetivas, quer do ponto de vista das ciências políticas e jurídicas, quer do ponto de vista da geodiversidade, das alterações climáticas e da sustentabilidade. Os textos foram escritos por dezenas de especialistas regionais, nacionais e internacionais. Os conteúdos da Madeira foram coordenados por Cláudia Faria e contaram com os contributos de vários madeirenses.
O presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista, enalteceu a realização de iniciativas conjuntas, entre os dois arquipélagos, através de parcerias. Referiu que “queremos demonstrar aquilo que sabemos fazer e aquilo que podemos contribuir para a evolução da cultura em termos regionais, transmitindo a nossa singularidade de dupla insularidade.”
Porto Santo, 18 de outubro de 2022