No dia 31 de maio, o município do Porto Santo promoverá a apresentação dos projetos do Clube Eco-paper da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral situada na Reserva da Biosfera de Santana, pelas 12h, no auditório da Câmara Municipal, para a comunidade.
O Clube Eco-paper dedica-se à produção de um papel ecológico, único e 100% natural, designado de “Biogeo papel” atendendo à sua origem, a partir de resíduos de bananeira, bagaço da cana-de açúcar e argila bentonítica do Porto Santo.
Este Clube tem como principal objetivo sensibilizar os alunos, a comunidade educativa e a população em geral para a importância de sermos proativos em prol da sustentabilidade do planeta, tendo neste sentido desenvolvido, ao longo dos últimos anos, projetos científicos com o apoio da Universidade da Madeira e no âmbito do concurso nacional Jovens Cientistas, que visam a criação de soluções ecológicas que minimizem determinadas problemáticas, tais como: as emissões de CO2 para a atmosfera, o uso de fertilizantes químicos na agricultura e a libertação de microplásticos para os oceanos.
Os alunos deste Clube desenvolveram alguns projetos, nomeadamente, “O papel da bananeira e da cana-de-açúcar na preservação do meio ambiente”, “Microalgas e as alterações climáticas”, “A utilização da pasta celulósica da bananeira na remoção de microplásticos de águas contaminadas” e “O impacte dos microplásticos na Biosfera”, tendo já ganho alguns prémios internacionais.
Porto Santo, 29 de maio de 2024