VALORES PORTO-SANTENSES – ILHA DO PORTO SANTO ASPIRANTE A RESERVA DA BIOSFERA DA UNESCO
Apesar de pequena, a ilha do Porto Santo encerra valores patrimoniais de indiscutível importância no contexto local, regional e internacional.
Queremos vos dar a conhecer os aspetos da identidade porto-santense que tornam a ilha do Porto Santo num território muito especial e que sustentam a nossa candidatura a Reserva da Biosfera da UNESCO.
Casa de Salão
As casas de salão, casas feitas em pedra típicas da arquitetura porto-santense, foram assim designadas por utilizarem o salão na sua cobertura. Os porto-santenses descobriram que este material, uma espécie de argila, conferia às casas um ambiente fresco no verão, pela abertura de fendas resultantes da secagem e seco no inverno, pela absorção da água, protegendo as casas das chuvas. As divisórias das casas eram feitas com canavieira e enchidos os espaços com palha, feiteira, desperdícios de madeira ou pequenas pedras, sendo depois revestidas com cal e cimento. Com chão de terra batida, as casas de salão tinham sala, o quarto de dormir e a cozinha, com forno e chaminé de pedra, que constituía normalmente o ponto de entrada na casa. Os palheiros, anexos à casa, que abrigavam os animais e os instrumentos agrícolas, eram também cobertos de salão.
Porto Santo, como tu não há igual!
Candidatura da ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO