No próximo dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, o Município do Porto Santo tem a honra de convidar todos os interessados a participar numa ação de divulgação e promoção da geodiversidade da ilha do Porto Santo através da realização de um percurso interpretativo no centro histórico da cidade intitulado “VAMOS OLHAR PARA O CHÃO QUE PISAMOS” acompanhado pelo Doutor Engenheiro João Baptista Pereira Silva, Investigador Integrado da Unidade de Investigação GEOBIOTEC, FCT da Universidade de Aveiro. Esta ação tem ponto de encontro no Largo do Pelourinho pelas 10:00 horas.

No mesmo dia, pelas 17:00 horas, na Capela de Nossa Senhora da Graça temos a honra de apresentar a obra “Calçada Madeirense: Bordados em Preto e Branco” com a presença de João Baptista Pereira Silva, Doutor Engenheiro, Investigador Integrado da Unidade de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro, que partilha a autoria desta obra com José Luís de Gouveia Freitas (Póstumo), licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências de Lisboa, Professor na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Funchal e de Celso de Sousa Figueiredo Gomes, Professor Catedrático, Investigador Integrado da Unidade de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro.
A Calçada Madeirense, distingue-se de outros tipos de pavimentos, pelo seu carácter genuíno e diferenciador devido à natureza e origem dos elementos pétreos utilizados e, é reveladora não só da identidade territorial, mas também das raízes culturais e autenticidade do povo insular com seiscentos anos de história.

Contamos com a sua presença.

Gabinete do Ambiente,
Porto Santo, 19 de abril de 2022