DATA EM QUE TAMBÉM SE CELEBROU O DIA DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA
O município do Porto Santo associou-se à edição da Missão Pijama 2024, sendo que a comemoração do Dia Nacional do Pijama teve lugar no passado dia 20 de novembro, no auditório do Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, data em que também se celebra o Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
Um evento que ficou a cargo da Biblioteca Municipal, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Porto Santo, sendo uma atividade do Plano Educativo do Município, que resultou num conjunto de atividades, direcionadas para os alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo das Escolas do Porto Santo.
O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo, divertido e solidário, em que crianças ajudam outras crianças, promovendo os valores da amizade e da partilha. Os mais pequenos, que participaram neste evento, vieram vestidos de pijama e puderam assistir à dramatização da história original “Uma casa pequenina: a história do laço azul em poesia”, da autoria de Natália Bonito.
De seguida, foram enunciados alguns direitos da criança, por sete elementos da CPCJ do Porto Santo, formando a palavra FAMÍLIA. O direito a crescer numa família é um direito primordial de todas as crianças. A família é o pilar principal da sociedade, responsável por cuidar, proteger, amar, educar, assegurar as necessidades básicas e ensinar valores, promovendo o bem-estar geral das crianças.
Para finalizar a comemoração, a professora Vânia Morgado foi para o palco com alguns alunos da Escola de Nossa Senhora da Conceição – Externato e da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, onde realizaram a coreografia da dança-canção do Dia Nacional do Pijama 2024, intitulada ‘’Dá um passo’’. À saída, a todas as crianças foi oferecido uma viseira, um acessório para o Dia do Pijama, que relembra que todas as crianças têm o direito de crescer no conforto da sua casa, com a sua família.
A Câmara Municipal do Porto Santo agradece a todos os participantes na iniciativa, que enriqueceram este evento comemorativo, desde os alunos, professores, colaboradores da Biblioteca Municipal, comissários da CPCJ do Porto Santo, a contadora de histórias, Natália Bonito e a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo.
Porto Santo, 21 de novembro de 2024