O Dia da Liberdade é assinalado em Portugal, continental e ilhas, hoje, dia 25 de abril. Uma data que celebra a revolta dos militares portugueses, que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar, que durou mais de 40 anos.

Na altura do golpe, desencadeado por militares, o apoio popular foi tamanho que os comandantes da operação não puderam conter a euforia que invadiu as ruas de Lisboa. As pessoas tomavam as praças, vaiavam as reduzidas forças militares governistas, ofereciam apoio e alimentos aos revoltosos, e festejavam a perspetiva de liberdade, empunhando cravos ao invés de armas. A manifestação ficou assim conhecida como a “Revolução dos Cravos”.

A Madeira e o Porto Santo ganharam a sua autonomia política administrativa em 1976, onde as duas ilhas se tornaram numa Região Autónoma da República Portuguesa dotada de Estatuto Político-Administrativo e de órgãos de governo próprio. Este facto resultou da Revolução do 25 de Abril de 1974, que marcou o início de uma nova era.

O município do Porto Santo assinala esta data tão importante na democracia portuguesa, através desta publicação.

GABINETE DE APOIO À PRESIDÊNCIA
Porto Santo, 25 de abril de 2022