Decorreu, hoje, dia 26 de julho, na Praça do Município do Porto Santo, as comemorações do Dia Mundial dos Avós, data instituída em 2003 pela Assembleia da República e em 2021 instituída, pela igreja, pelo Papa Francisco como o “Dia Mundial dos Avós e Idosos”, este ano assinalada a 24 de julho com o tema “Dão fruto mesmo na velhice”.
Esta iniciativa partiu da Biblioteca Municipal, com a colaboração do Gabinete da Cultura e do Serviço Municipal de Intervenção Social, que através da dinamização uma panóplia de atividades juntou vários avós e netos nesta iniciativa.
Para Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal, ‘’os avós têm um papel muito importante no acompanhamento das novas gerações e também para os mais velhos, porque se sentem úteis, continuam a pôr a render as suas capacidades, continuam a ser desafiados. Muito daquilo que somos e sabemos hoje, devemos a eles. São os avós que nos transmitem os valores para a construção de um futuro melhor’’.
A comemoração desta data tem origem portuguesa, pois foi através de uma senhora chamada Ana Elisa Couto, conhecida como Dona Aninhas, que reivindicou a instituição de uma data que valorizasse a figura dos avós. Natural de Penafiel e avó de seis netos, ela tentou durante quase 20 anos que a data comemorativa fosse reconhecida. A data escolhida para a sua celebração foi 26 de julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Porto Santo, 26 de julho de 2022