MUNICÍPIO ASSINALOU DIA COM PALESTRA INTITULADA “A ATUALIDADE DA CRISE CLIMÁTICA – CONTAGEM PARA O FUTURO”
No dia 23 de maio, o município do Porto Santo assinalou o Dia Internacional da Biodiversidade, com uma palestra intitulada “A atualidade da Crise Climática – Contagem para o Futuro” por Carlos Fulgêncio, primeiro Climate Reality Leader (CRL), português formado por Al Gore e coordenador europeu do The Climate Boot Camp. Esta palestra decorreu no auditório da Câmara Municipal e contou com a presença de cerca de 55 pessoas.
O município pretendeu alertar e sensibilizar a comunidade para um dos maiores desafios globais do século XXI, as alterações climáticas, que afetam todos os aspetos da vida no Planeta Terra, inclusive a biodiversidade. Essas mudanças, impulsionadas principalmente pela ação antrópica, alteram o clima de formas profundas e ambientalmente irreversíveis e cabe a todos nós intervir de forma que as gerações vindouras possam usufruir de um Planeta Terra são e com os seus recursos naturais bem preservados.
Já no ano passado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, emitiu um aviso severo sobre as alterações climáticas referindo que “A era do aquecimento global terminou e a era da ebulição global chegou”.
Todos temos de fazer parte do plano e adotar um estilo de vida sustentável, consumindo de forma responsável e comprometendo-se com o ambiente, colocando em prática pequenas ações no dia a dia, mas que farão a diferença no futuro para a humanidade.
Porto Santo, 28 de maio de 2024