CELEBRADO COM CAMINHADA E AÇÃO DE LIMPEZA NO PICO DO CASTELO
No dia 3 de novembro, o mundo celebrou o Dia Internacional das Reservas da Biosfera, uma data instituída pela UNESCO em 2021 e comemorada pela primeira vez em 2022. Este dia tem como objetivo destacar a importância das Reservas da Biosfera na preservação dos ecossistemas e na promoção do desenvolvimento sustentável.
A Rede Mundial de Reservas da Biosfera é composta por 759 territórios espalhados por 135 países, sendo Portugal orgulhoso detentor de 12 destas reservas. A mais recente adição à Rede Nacional Portuguesa foi a Ilha do Porto Santo, que passou a fazer parte deste conjunto valioso a 28 de outubro de 2020.
Para assinalar a relevância desta data, o município do Porto Santo, em parceria com o Corpo da Polícia Florestal e do Corpo de Vigilantes da Natureza do IFCN, organizou, no dia 4 de novembro, uma caminhada interpretativa até ao topo do emblemático Pico do Castelo e incluiu uma ação de limpeza que envolveu não só os residentes, mas também a ativa comunidade estrangeira da Ilha Dourada, conhecida pelo seu constante apoio às iniciativas de conservação ambiental.
O evento contou com a participação de 14 pessoas que, além de apreciarem as vistas deslumbrantes do topo do Pico do Castelo, uniram esforços para recolher vários quilos de resíduos.
Durante o verão, a pequena casa que se encontra no topo foi alvo de vandalismo e falta de civismo, evidenciando a necessidade de um maior compromisso coletivo para proteger e respeitar os espaços naturais.
É preciso lembrar que a conservação da natureza é um esforço contínuo e colaborativo. Com cada pessoa que se junta a estas ações, reforçamos a mensagem de que preservar o ambiente é proteger o futuro de todos.
Porto Santo, 06 de novembro de 2024