MUNICÍPIO DO PORTO SANTO ASSINALA DIA COM ATIVIDADE NA FLORESTA
O município do Porto Santo assinalou o dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, com uma atividade na floresta, em parceria com o Corpo da Polícia Florestal do IFCN, a turma do 2.º ano da Escola Profissional CELFF e a comunidade.
Uma atividade desenvolvida no âmbito da Reserva da Biosfera, tendo por objetivo envolver a comunidade e consciencializar para a importância de aprender a viver em comum, desenvolvendo atitudes de cidadania em prol do outro e da natureza.
Na Casa das Chapas do IFCN, no sítio da Camacha, os voluntários deram o seu contributo com a plantação de barbusanos e com a construção de muretes ou moretos orientados pelo Corpo da Polícia Florestal.
Todos os intervenientes deixaram a sua marca, tanto ao nível da conservação da natureza como também do património cultural, pois os muretes ou moretos tiveram um papel fundamental na época da reflorestação, no cume do Pico do Castelo, fomentada pelo regente florestal António Schiappa de Azevedo, no início do século XIX. Na altura, a erosão e desertificação na ilha era de tal forma acentuada que foi necessário armar o terreno e constituir muretes em pedra para suporte e sustentação do escasso solo que existia na encosta, conseguindo assim as condições essenciais para plantar as árvores.
E fazer parte de um território classificado pela UNESCO como Reserva da Biosfera pressupõe isso mesmo: a ajuda e contributo de todos conta para a conservação da natureza e do património cultural, para a valorização da história e tradições desse povo.
Porto Santo, 07 de dezembro de 2023