O município do Porto Santo organizou o Encontro de Caçadores do Porto Santo, num convívio que contou com cerca de uma centena de participantes, no passado dia 28 de janeiro, na Barraca do Delgado.
O presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista, presente neste evento, destacou durante o seu discurso a importância que a caça tem no concelho, porque “existemmuitos praticantes deste desporto no Porto Santo e é uma atividade que aproveita muito bem os nossos recursos naturais e também contribui para atrair pessoas à nossa ilha’’.
Neste Encontro, que contou com a animação musical do artista local ‘’Marcial’’, ainda foi feita a a entrega de prémios do concurso Caça- Cartuchos, um concurso promovido por esta Câmara, durante a época venatória, envolvendo os caçadores locais, incentivados a recolherem os cartuchos vazios que de outra forma seriam deixados nos campos. Este concurso tem por objetivo sensibilizar os caçadores para a necessidade de manter limpos os locais de caça, incentivando as boas práticas ambientais, numa ação de dinamização e valorização ambiental, em prol da sustentabilidade da ilha do Porto Santo enquanto Reserva da Biosfera da UNESCO.
Esta edição contou com a participação de 11 caçadores que recolheram 9923 cartuchos. Classificou-se em 1º lugar João José Drumond Melim, que recolheu 4221 cartuchos, em 2º lugar Joel de Silvestre Melim, com a recolha de3188 cartuchos e em 3º lugar Pedro Miguel Pestana Melim, com 962 cartuchos.
O município agradece o apoio das entidades, nomeadamente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, da ARM, do Hotel Vila Baleira, do Pingo Doce, da Empresa de Cervejas da Madeira, do Grupo Sousa, do Helio´s Bar, do Stick Bar, da Mercearia Dragoal, da Frederico Teixeira Unipessoal, da Agência de Viagens Dunas, do BRGym e da Associação de Caçadores da ilha do Porto Santo.
Porto Santo, 30 de janeiro de 2023