O Galardão Qualidade de Ouro, com a seu registo de rigor e excelência, reconheceu na Região Autónoma da Madeira todo o trabalho que tem vindo a ser realizado em prol da qualidade das praias. Num total de 20 praias galardoadas na Região Autónoma da Madeira, 6 são na ilha de Porto Santo, que representam 30% da Região Autónoma. Assim, no seu esforço de descentralização, a Quercus vem nesta cerimónia oficial reconhecer todo o património e mais-valias ambientais, bem como o trabalho em prol da conservação desta zona balnear, com evidentes vantagens para as populações locais.

A Praia do Porto Santo, banhada por um mar calmo e de águas cristalinas, estende-se por toda a costa sul da ilha, em de cerca de 9km. A tonalidade das suas areias, tornou a ilha do Porto Santo também conhecida como Ilha Dourada. Esta praia, além de oferecer tranquilidade aos seus banhistas, é famosa pela qualidade terapêutica das suas areias, hoje um facto cientificamente comprovado, que atrai à ilha vários visitantes com problemas do foro ortopédico e reumático. A água do mar, já utilizada em tratamentos de talassoterapia, apresenta quantidades anormalmente elevadas de crómio, estrôncio e iodo, elementos benéficos para a saúde humana, e que estão intimamente ligados ao bronzeado característico dos banhistas que fazem praia no Porto Santo.

A zona balnear da Fontinha localiza-se junto ao principal núcleo urbano da ilha e é a mais emblemática das praias do Porto Santo. O apoio balnear, construído na década de 50 do século passado é da autoria de Raúl Chorão Ramalho, arquiteto que marca a paisagem urbana da ilha do Porto Santo. A zona Balnear da Fontinha hasteou no passado dia 7 de junho a sua 28º Bandeira Azul e 10ª bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos!

O Hastear da Bandeira “Qualidade de Ouro” – Zona Balnear da Fontinha – Município do Porto Santo realizou-se no dia 18 de julho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Idalino Vasconcelos, o Vereador do Ambiente, Pedro Freitas, o Presidente da Quercus, Paulo do Carmo, bem como com a Presidente da Assembleia Municipal do Porto Santo, Fátima Silva e a Presidente da Junta de Freguesia do Porto Santo, Joselina Melim, entre diversas entidades militares e civis.

Vídeo/edição: Pedro Menezes / Município do Porto Santo