GALARDÃO RECONHECE E VALORIZA O TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS ESCOLAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Realizou-se ontem, dia 31 de janeiro, a cerimónia do hastear das Bandeiras Verdes das escolas do Porto Santo e do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI). O evento teve início na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, edifício do 2.º, 3.º Ciclo e Secundário e Edifício do 1.º Ciclo, na Escola de Nossa Senhora da Conceição – Externato e, por fim no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. Neste evento, que contou com a presença do executivo municipal, foi ainda atribuído o galardão ao Núcleo Infantil do Pé do Pico, que, entretanto, já não se encontra em funcionamento.
Este galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa valoriza e reconhece o trabalho desenvolvido pelos alunos dos estabelecimentos de ensino do Porto Santo, sendo que os prémios atribuídos referem-se ao passado ano letivo de 2022/2023, no âmbito da Educação Ambiental.
Todas as escolas locais obtiveram reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em benefício do ambiente e sustentabilidade, envolvendo-se toda a comunidade escolar e local incentivada às boas práticas ambientais e à promoção da preservação dos valores patrimoniais do Porto Santo.
O programa Eco-Escolas, implementado desde 2006, é muito mais que um simples projeto, é um programa de cidadania, sempre presente ano após ano, e que interliga as aulas curriculares e restantes projetos das escolas, contribuindo para uma educação participativa e esclarecida e, acima de tudo, para a criação de cidadãos conscientes e ativos pelo ambiente.
Porto Santo, 01 de fevereiro de 2024