A Hora do Planeta em 2022, junta uma vez mais, milhões de pessoas em todo o mundo, para uma ação simbólica pela defesa da natureza. O maior movimento global pelo ambiente pretende mobilizar cidadãos, empresas e governos a fazerem parte da discussão, mas sobretudo das soluções necessárias para garantir um futuro sustentável e com qualidade para todos. Em Portugal, esta edição será dedicada ao Restauro da Natureza e da sua importância para a preservação dos ecossistemas, neste sentido o Município do Porto Santo, em colaboração com o IFCN – Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, comprometem-se a plantar e cuidar de 100 árvores nativas, ao longo do ano de 2022, em zonas de floresta degradada.

Até 2030, assinala-se a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, e a WWF tem vindo a chamar à atenção dos cidadãos e governos para a necessidade de devolver florestas, rios e oceanos às espécies, das quais o bom funcionamento do planeta está dependente. O movimento é hoje a maior plataforma sobre ação climática e ambiental em todo o mundo. À medida que a biodiversidade global diminui, a Hora do Planeta concentra os seus esforços a fim de canalizar o apoio desta ação para a proteção da biodiversidade e da natureza.

O Município do Porto Santo, como sempre, alia-se a esta iniciativa, desligando durante 60 minutos a iluminação dos seguintes edifícios: Edifício de Serviços Públicos da Camara Municipal do Porto Santo; Edifício Histórico da Câmara Municipal do Porto Santo – Assembleia Municipal; Parque de Materiais da Câmara Municipal do Porto Santo; Cemitério Municipal; Canil-Gatil do Município do Porto Santo; Escola do Farrobo; Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche do Porto Santo; Escola Básica do 1º Ciclo do Porto Santo (antiga escola da vila), bem como divulgando junto das instituições locais para que adiram e divulguem a Hora de Planeta.

Assim, convidamos todos os porto-santenses a aderir a esta iniciativa, bastando para isso que desliguem as luzes das suas habitações durante a Hora do Planeta (20h30 – 21h30) no dia 26 de março de 2022.

GABINETE DO AMBIENTE
Porto Santo, 24 de março de 2022