No exercício da democracia local, o executivo por liderado por Idalino Vasconcelos tem vindo a cumprir com elevação e humildade, a função que lhe foi confiada em outubro 2017.

Tendo em conta que, até agora, não houve a maioria absoluta, os últimos dois anos de mandato, têm sido caracterizados por um diálogo permanente, com a oposição do PS e do MAIS, para a aprovação de medidas que beneficiem a ilha e os seus habitantes, o que obrigou a consensos no sentido de viabilizar as políticas deste executivo.

Executivo governa em maioria a partir de fevereiro de 2020

Press, DN, 28 de janeiro de 2020

Foi assim nos últimos dois anos de governação, fortemente influenciada pela nossa capacidade de negociação com a oposição, com humildade, espírito de colaboração e entendimentos pontuais, onde podemos destacar o papel fundamental do Movimento Mais Porto Santo, liderado por José António Castro.

Mesmo com essa oposição e com a pesada herança recebida, com uma Câmara endividada, foi possível, mesmo em minoria, reduzir e negociar diversas ações judiciais, reduzir consequentemente o valor das dívidas; adquirir o prédio da SDPS e com essa operação de aquisição no montante de 1,5M€, o Município estancou, imediatamente, um problema do passado e a acumulação de prestações mensais e a ação judicial.

No entanto, podemos destacar que por diversas vezes, tentamos implementar algumas medidas que foram chumbadas pela oposição, com os votos contra do PS e do MAIS, ao longo deste mandato, como por exemplo, a proposta da 12.ª modificação ao Orçamento, que previa, nomeadamente o aumento, no montante de 2.500,00 euros, para material de educação, cultura para aquisição de trajes para o grupo de folclore das escolas; aumento, no montante de 5.000,00 euros, para aquisição de motivos de natal para decoração das ruas do município.

Fruto destes dois anos de trabalho e de uma minoria, o executivo liderado por Idalino Vasconcelos reforça a sua posição e ganha mais um vereador, que era do Partido Socialista, e que passa agora a independente. Deste modo, o Executivo da Câmara Municipal, passa a ter três vereadores (2 PSD e 1 independente).

Ao contrário do que referia uma certa oposição, de certas pessoas, que pretendiam e tentaram derrubar e sabotar este Executivo e tornar a Câmara ingovernável, ao longo de dois anos, de forma sistemática, o Executivo sai, desta forma, reforçado, com uma maioria estável.

A vereadora Sofia Santos, agora independente, abraça este projeto, ao lado deste Executivo, com o intuito de aprovar medidas benéficas para a ilha do Porto Santo e tornar a Câmara governável e sustentável, e no fundo para que se consiga implementar as medidas que não foram possíveis aprovar nestes dois longos e difíceis anos.

Vereadora Sofia Santos do PS, torna-se independente, junta-se a Idalino Vasconcelos e arrasa estrutura local do Partido Socialista.

Desiludida com algumas atitudes e postura do partido socialista local, reconhece que o executivo minoritário, tem conseguido resolver questões importantes e consolidar as contas, permitindo um “clean start”para o Município. Reconhece que o PS Porto Santo tem sustentado uma política de “bota a abaixo”, com a qual não se identifica e, por isso, não estar a colocar a intenção de servir a causa pública em primeiro lugar.

Para Sofia Santos, a posição que tomou revelou coragem, pois o que sempre a moveu foi a construção de um futuro melhor para a nossa terra. Com esta oportunidade que lhe é dada, o Executivo pode consolidar e trabalhar em conjunto para fazer ainda mais pela ilha do Porto Santo. Aceitou esta oportunidade para dar o seu contributo à causa pública para benefício da ilha e agradeceu ao executivo a confiança nas suas capacidades, prometendo dedicação e profissionalismo.

Por último, é certo que este executivo com nova composição irá manter o diálogo e humildade, aceitando os contributos que realmente vão ao encontro dos anseios dos porto-santenses e dentro do caminho inicial traçado pelo executivo de consolidação da dívida e futuro investimento!

Porto Santo, Paços do Concelho, 27 de janeiro de 2020
Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal do Porto Santo
https://cm-portosanto.pt/ | geral@cm-portosanto.pt