EVENTO CONTOU COM A ENTREGA DE PRÉMIOS DO CONCURSO ‘’CAÇA-CARTUCHOS’’
O município do Porto Santo organizou o II Encontro de Caçadores do Porto Santo, um convívio que contou com cerca de uma centena de participantes, no passado dia 03 de fevereiro, na Barraca do Delgado.
O presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista, presente neste evento, destacou durante o seu discurso a importância que a caça tem no concelho, porque “existem muitos praticantes deste desporto no Porto Santo e é uma atividade que aproveita muito bem os nossos recursos naturais e também contribui para atrair pessoas à nossa ilha’’.
Neste encontro ainda foi feita a entrega de prémios do concurso Caça- Cartuchos, um concurso promovido por esta Câmara, desde 2003, durante a época venatória, que envolve os caçadores locais, incentivados a recolherem os cartuchos vazios que de outra forma seriam deixados nos campos. Desde o início do concurso, milhares de cartuchos vazios têm sido retirados da natureza, estimando-se que este número ronde os 168 000. Pretende-se acima de tudo, sensibilizar os caçadores para a necessidade de manter limpos os locais definidos para a caça e incentivando as boas práticas ambientais, numa ação de dinamização e valorização ambiental em prol da sustentabilidade da ilha do Porto Santo enquanto Reserva da Biosfera da UNESCO.
Esta edição contou com a participação de 6 caçadores que recolheram no total 8225 cartuchos. Em 1º lugar classificou-se Joel Silvestre de Melim, que recolheu 2388 cartuchos, em 2º lugar José André Brito, com 2218 cartuchos, em 3º lugar Cândido Castro, com 1779 cartuchos, em 4º lugar Pedro Miguel Pestana Melim com 999 cartuchos, em 5 º lugar João Valério Câmara Vasconcelos que recolheu 461 cartuchos e finalmente em 6º lugar, João José Drumond Melim que recolheu 410 cartuchos.
O município do Porto Santo agradece o interesse a todos os participantes nesta iniciativa e ainda a todas as entidades que a apoiaram, designadamente o IFCN – Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM, a ARM – Águas e Resíduos da Madeira, S.A., o Hotel Vila Baleira, o Pingo Doce, o Helio´s Bar, a Mercearia Dragoal, Frederico Teixeira Unipessoal, a Agência de Viagens Dunas, o BRGym, o Restaurante PXO Grill e a Empresa de Cervejas da Madeira.
Porto Santo, 05 de fevereiro de 2024