CAMINHADA INTERPRETATIVA AO TOPO DO PICO DO CASTELO
O II Festival das Reservas da Biosfera de Portugal está a decorrer nos 12 territórios com a realização de algumas atividades, de 27 de abril a 11 de maio, tendo sido o palco principal a Reserva da Biosfera das Fajãs de S. Jorge.
No passado dia 3 de maio, para assinalar este evento, o município do Porto Santo, no âmbito da Reserva da Biosfera, proporcionou uma caminhada interpretativa ao topo do Pico do Castelo aos alunos da turma do 3.º Ano da Escola Profissional CELFF e comunidade, contando ainda com a colaboração do Corpo da Polícia Florestal do IFCN.
Cerca de 30 participantes, muitos deles pela primeira vez, tiveram oportunidade de subir ao topo deste sítio de geodiversidade, apreciar a bela paisagem da Ilha Dourada, como também aprofundar os seus conhecimentos sobre algumas espécies endémicas e invasoras, líquenes…, conhecer o papel fundamental do regente florestal António Schiappa de Azevedo na reflorestação do Pico do Castelo com a plantação de árvores, nomeadamente Cupressus macrocarpa e o Pinus radiata e armação do terreno e construção de muretes em pedra, na década dos anos 20.
Ainda houve oportunidade de explanar o conceito, funções, zonamento e importância de ostentarmos o título de Reserva da Biosfera da UNESCO e como todos têm um papel fundamental para a preservação daquilo que é nosso e que queremos passar às gerações vindouras.
Porto Santo, 07 de maio de 2024