O Município informa que irá ser prestado apoio no Canil Municipal nos dias a 15 (desde as 11:00 até às 18:00, com pequena interrupção para o almoço) e 16 de fevereiro até às 18:00, sensivelmente, com o recurso a uma médica veterinária, nas funções legalmente aplicáveis. Daremos conta, à população de futuras datas da presença deste recurso humano especializado.
Desde a inauguração do Canil/ Gatil Municipal do Porto Santo, inaugurado a 9 de Outubro de 2009, o Município do Porto Santo possui uma médica veterinária, em regime de avença, a depender diretamente do Presidente da Câmara. Ao longo destes anos, o Município desenvolveu um trabalho intensivo para o controlo da população animal errante, e sensibilização para a causa animal, com resultados obtidos muito satisfatórios, não tendo sobrepopulação animal no seu canil, nem colónias de animais descontroladas na via pública.
Recordamos que de entre as competências atribuídas ao Gabinete Municipal de Veterinária, destacam-se a captura, ao alojamento provisório, ao tratamento e, em casos especiais de grave sofrimento, sem possibilidade de cura, à ocisão de cães de gatos errantes, bem como o trabalho de sensibilização da população, quer no que respeita ao abandono de animais, quer na importância de os esterilizar.
Voltamos a referir que no ano 2017 foi publicado concurso público para dotação de uma vaga para médica veterinária municipal, concurso esse que ficou deserto, contudo, para salvaguardar as necessidades do Município, a Câmara Municipal do Porto Santo continua a assegurar a prestação de serviços médicos veterinários, com a total intenção de regularizar a função do cargo de Medica Veterinária Municipal, de acordo com o Decreto Legislativo Regional n.º 28/2017/M, de 28 de agosto.
Para mais informações, anote o contato do Canil / Gatil – 291 982 198 / 291 980 640