REFÚGIO DE SENTIDOS APRESENTADO NA OCASIÃO PELO PROFESSOR JOSÉ CAMPINHO

O município do Porto Santo voltou a comemorar o dia 1 de novembro como o dia em que se comemoram as memórias e o legado de um povo lutador e resiliente, como é o exemplo dos porto-santenses. Para Nuno Batista, presidente da edilidade, este dia serviu para “comemorar as pessoas e as suas memórias, bem como valorizar os porto-santenses e aquilo que é a sua resiliência e o amor que esta terra desperta nas pessoas porque o legado que nos é transmitido é muito mais importante do que as datas”.

Ainda, no âmbito destas comemorações, o município apresentou o livro ‘’Refúgio de Sentidos’’, uma edição desta Câmara, com textos de Cláudia Faria e fotos de Fábio Brito. A apresentação desta nova edição ficou a cargo de José Campinho, professor de português, que demonstrou o seu agrado pelo fato de neste livro de fotografia estarem retratadas as mais belas paisagens da ilha do Porto Santo e estarem bem patentes os sentimentos associados a cada imagem.

Na altura, Nuno Batista afirmou que ‘’este livro é sem dúvida uma obra prima da natureza, onde a terra, a areia e o mar estão em sintonia, onde a serenidade e a beleza de tornam realidade, um refúgio para a alma, um lugar para quem quer se redescobrir, se encontrar. Um livro que, só por si, é capaz de ilustrar aquilo que a ilha dourada realmente é, quem é o seu povo, as suas riquezas, as suas tradições, no fundo um raio x de uma ilha perdida no meio do oceano atlântico.’’

Para encerrar as comemorações, o município ainda entregou a Medalha de Mérito Municipal à Associação Grupo de Folclore do Porto Santo, por altura das celebrações do seu 60.º aniversário e pelo papel fundamental que este Grupo tem na recuperação e na valorização do património local, bem como pela forma que o mesmo difunde a música tradicional porto-santense, enquanto património imaterial e cultural, enquanto manifestação de um povo expressa de forma única, genuína e singular.

Num ato simbólico do Dia das Memórias, os convidados dirigiram-se até junto do Padrão dos Descobrimentos, onde o Grupo de Folclore colocou uma coroa de flores.

Porto Santo, 02 de novembro de 2023