A Câmara Municipal do Porto Santo aprovou, por unanimidade, na reunião do passado dia 29 de julho, a atribuição de um apoio financeiro à Associação Grupo de Folclore do Porto Santo, no valor global de 10.000€.
O município reconhece o importante papel que esta associação tem na comunidade, onde é o único grupo de folclore e grupo cultural mais antigo do concelho. Um apoio que se justifica pelo contributo desta associação para a manutenção das tradições locais e do património cultural e etnográfico do Porto Santo, sendo que é também parceiro do município na Reserva da Biosfera da UNESCO.
Para Nuno Batista, presidente da Câmara, ‘’é preciso apoiar o trabalho desenvolvido por estas pessoas, por esta associação que envolve um grande número de pessoas, que contribui para a valorização e para a dinamização da vida associativa, no que diz respeito à partilha, convívio e intergeracionalidade. Contribui, igualmente, para a divulgação do nosso concelho, através da realização e da participação em diversos encontros e festivais de folclore’’.
O município destaca também o papel fundamental que o grupo de folclore desempenha no desenvolvimento do Concelho, nomeadamente, na investigação, defesa e promoção dos valores patrimoniais e o trabalho em prol da preservação, promoção e desenvolvimento da identidade cultural do Porto Santo.
Porto Santo, 18 de agosto de 2022